Programações do momento cívico ficaram suspensas nos últimos dois anos por causa da Covid-19. Neste ano, mais de 4 mil pessoas, entre estudantes e forças de segurança, se apresentaram na Avenida LO-01.
Cerca de 2,8 mil estudantes das escolas públicas da capital, policiais militares e equipes das forças armadas se apresentaram no final da tarde desta quarta-feira (7) no desfile cívico em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.
Milhares de pessoas acompanharam das arquibancadas montadas próximo à Praça dos Girassóis.
A abertura do desfile foi marcada pela apresentação de militares do Exército Brasileiro, na Avenida LO-01.
Logo depois tomaram as ruas os representantes das escolas municipais, estaduais e de associações, como a Apae.
Ao final, foram apresentados mais de 60 veículos, entre carros e motos, do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar.
Por causa da pandemia da Covid-19, as programações do momento cívico foram suspensas nos últimos dois anos.
A programação começou por volta das 16h30. Avenidas no entorno da Praça foram bloqueadas a partir das 15h.
A liberação está prevista para ocorrer por volta das às 21h, segundo a secretaria de Trânsito de Palmas.
Interior
Os desfiles cívicos também marcaram as comemorações do 7 de setembro em cidades do interior.
Em Araguaína, norte do estado, o desfile aconteceu na Via Lago com a participação de alunos de 33 escolas. Aos poucos os pelotões foram se formando nas ruas.
Além dos estudantes, o evento contou com a fanfarra municipal e turmas da Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram.
Em Gurupi, na região sul, as apresentações ocorreram de forma descentralizada, nos bairros, de acordo com as organizações de cada escola.
Os estudantes usaram a criatividade e muita música. Moradores saíram das casas para apreciar desfiles ao ouvir o som dos instrumentos.
Em Porto Nacional, o desfile ocorreu pela manhã e teve como tema “Brasil, Terra de Encantos Mil”. O objetivo era “promover o nacionalismo, o patriotismo e o civismo e estimular o amor à liberdade, à cultura e às tradições nacionais”, segundo a prefeitura.
g1 Tocantins.