Para o presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), a aprovação “em tempo recorde” foi possível porque todos os parlamentares sabem da importância do empreendimento. “A falta da ponte estava prejudicando o desenvolvimento de Porto Nacional e de todo o Tocantins. Então, a Assembleia tem tido um papel muito importante na aprovação dessa e de outras matérias, que vêm melhorando a vida da nossa população”.
Carlesse pediu também empenho do Executivo estadual no sentido de viabilizar a construção da rodovia Transbananal (TO-500), ligando o Tocantins ao Mato Grosso, segundo ele, fundamental para o desenvolvimento dos dois estados.
Naturais de Porto Nacional, os deputados Toinho Andrade (PSD), Valdemar Junior (PMDB), Nilton Franco (PMDB), Cleiton Cardoso (PSL) e Wanderlei Barbosa (SD) também destacaram a importância estratégica da obra para o Tocantins, o centro do país e, particularmente, para o município de Porto Nacional.
A ponte
A antiga ponte tem 900 metros e liga o tráfego da TO-050, pelo trevo da TO-255 com a TO-070 até a BR-153. Ela foi construída entre os anos de 1976 e 1979. Danos estruturais fizeram com que o trânsito pesado fosse limitado e atualmente os veículos que ultrapassam 30 toneladas de peso não podem usar a estrutura. Essa limitação de peso começou em 2011.
De acordo com informações do Governo do Estado, a nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 de vão e 400 de aterro. A substituição da estrutura é considerada fundamental para o desenvolvimento do Estado, uma vez que vai integrar o sistema logístico da região.