É através dessas conferências que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde
Com o tema “Democracia e Saúde”, aconteceu nesta sexta-feira (29) a 3ª edição da Conferência Municipal de Saúde em Palmeirópolis. O evento teve início às 13h no auditório da Câmara Municipal.
Realizada a cada quatro anos, a Conferência reuniu representantes de vários segmentos sociais e profissionais da área de saúde para debater as necessidades da população e elaborar propostas para melhoria da saúde no município.
A Conferência teve como objetivo avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) no município, o plano municipal de saúde, a programação nacional, e as necessidades dos serviços e das ações em saúde para a população, além de eleger propostas que serão enviadas à Conferência Estadual, e por sua vez, à nacional.
Depois de aprovar cinco propostas de cada eixo, segue para a Conferência estadual em Palmas, que acontece nos dias 5 e 6 de junho. Em seguida o processo será finalizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, em Brasília.
A programação contou com palestras, ministradas pelo servidor do ministério da saúde, Sinvaldo Moraes, que também é secretário de saúde no município de Santa Rita do Tocantins.
“Diante das várias mudanças ocorridas na saúde nos últimos anos, a nossa maior expectativa é envolver o usuário no dia a dia de atividades da gestão de saúde, porque nós entendemos que é importante que ele conheça mais sobre as políticas públicas. Sem dúvida alguma, queremos debater sobre como melhorar o atendimento ofertado para a população e também financiamento”, explica o servidor de saúde Sinvaldo Mendes.
Para a secretária de saúde do município de Palmeirópolis Eliete Moura Fagundes, durante a conferência foi trabalhado os três eixos; saúde como direito, consolidação dos princípios do sistema único de saúde SUS, e financiamento adequado e suficiente para o SUS.
Foram escolhidos para delegados da conferencia estadual: Kélia Oliveira da Silva, representando os usuários, a Agente de saúde Farah Rubia Moura, representando os trabalhadores do SUS, a coordenadora da Atenção Básica de Saúde Mara Layane Alves Benvindo, representando os gestores do SUS.
Na oportunidade a mesa de honra foi composta pela presidente da Câmara Hildene Tokio Macedo, vice-prefeita Josemir Bastos, representando o prefeito Fábio Vaz, secretária de saúde do município Eliete Moura, Adriana Borges da Silva, representando a primeira dama Ana Paula Vaz, o palestrante Sinvaldo Mendes, Lucília Xavier Reges, representando os usuários do SUS, Lucas Fagner, presidente do Conselho Municipal de saúde.
No final da Conferencia todos os participantes receberam certificado.
Da redação