Prefeitura de Palmas disse que recebeu novos insumos e situação foi resolvida. Laboratório Central chegou a realizar quase 1,3 mil testes em um único dia durante o mês de fevereiro.
O volume de testes de Covid-19 analisados pelo Laboratório Central do Tocantins (Lacen) voltou a crescer e está cada vez mais próximo da quantidade realizada durante o pico da doença em 2020.
Em vários postos de saúde de Palmas quem tentou fazer o exame nos últimos dias voltou para casa sem atendimento por falta de materiais.
A Mariana Teodoro estava com o teste marcado, mas não conseguiu fazer o exame. “Eu cheguei lá na hora para fazer o teste e simplesmente uma funcionária apareceu e falou que havia acabado o material de coleta para fazer o teste”, contou.
A situação se repete em outras unidades de saúde. A prefeitura informou que ao longo dessa semana houve redução na quantidade de insumos fornecidos pelo estado e isso levou à falta do teste do tipo RT-PCR nos postos de coleta.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que encaminha mil kits por semana para o município de Palmas, mas caso a quantidade não seja suficiente a prefeitura pode solicitar uma quantidade maior.
Em 2020, o mês de agosto registrou o recorde de 1.690 exames realizados em um único dia no Laboratório Central. Em fevereiro de 2021, o Lacen já chegou a registrar 1.248 em 24 horas.
Em Palmas, durante a última semana, foram realizados quase três mil exames, entre testagens particulares e pela rede pública. O número de resultados positivos tem sido cada vez maior.
“É importante seguir testando as populações, principalmente aqueles pacientes que são É importante continuar a testagem, isso vai fazer o diferencial com o diagnóstico precoce, início do tratamento mais rápido e início dos sintomas”, explicou a médica infectologista Ana Therra.
A Prefeitura de Palmas afirmou que a distribuição de kits do tipo RT-PCR foi restabelecida e a realização de testes segue o cronograma de agendamentos.
G1 Tocantins.