Ação será realizada nos dias 12 e 13 de maio.
Em maio, mês em que se comemora o Dia da Defensoria Pública e o Dia Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (19/maio), serão realizados atendimentos da Defensoria Pública do Tocantins em Araguanã, Conceição do Tocantins, Couto Magalhães, Divinópolis, Dueré, Esperantina, Ipueiras, Nazaré e Tocantínia. A ação integra o programa “Defensoria Itinerante” e será realizada nos dias 12 e 13 de maio.
Por meio do Programa, membros e servidores da Instituição se deslocam para municípios que não têm sede da Defensoria Pública a fim de proporcionar à população hipossuficiente o acesso a atendimento jurídico integral, gratuito e de qualidade.
A ação ampliada do programa “Defensoria Itinerante” durante o mês de maio é coordenada pela Superintendência de Defensores Públicos com o apoio e realização dos Núcleos Regionais da Defensoria em todas as comarcas do Estado. A iniciativa integra as atividades da DPE-TO em referência ao mês da Defensoria Pública, celebrado nacionalmente, e conta com o apoio de Prefeituras e Câmaras Municipais.
Nos atendimentos itinerantes, as pessoas podem procurar orientação e atendimento jurídico em todas as áreas de atuação da Defensoria Pública, como área da família, defesa da mulher, saúde, criminal, consumidor, entre outras. Para o atendimento, as pessoas interessadas devem levar documentos pessoais, cópia do comprovante de endereço e, se possível, documentos sobre o assunto relacionado ao atendimento. É importante estar atento aos critérios para atendimento.
Haverá, ainda, a disponibilização de testes de DNA para investigação de paternidade. O custo do exame será de R$ 100, valor reduzido ao de mercado por meio de parceria com o Laboratório Biogenetics.
O primeiro dia de atendimentos itinerantes será em 12 de maio nas seguintes cidades: Couto Magalhães, Nazaré e Tocantínia. No dia 13 de maio, a ação será realizada em Araguanã, Conceição do Tocantins, Divinópolis, Dueré, Esperantina e Ipueiras.
AF Notícias.