Em 2016, seis candidatos registraram chapas para a disputa
Na capital do Tocantins a eleição será apenas no primeiro turno
Estão definidos os candidatos que vão disputar o cargo de prefeito de Palmas nas Eleições 2016. A capital tem apenas um turno nas eleições municipais, no dia 2 de outubro, no primeiro domingo do mês, devido ao número de eleitores que não ultrapassa 200 mil (requisito para a realização de segundo turno entre dois candidatos). Confira abaixo, em ordem alfabética, os perfis dos candidatos à Prefeitura de Palmas.
Amastha
Candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Enrique Franco Amastha tem 56 anos e nasceu em Barranquilla, na Colômbia. Há mais de 30 anos reside no Brasil onde formou família e estabeleceu empreendimentos empresariais.
Primeiro prefeito estrangeiro de uma capital brasileira, Amastha tenta a reeleição e defende que todas as áreas da administração em uma cidade são prioritárias. O colombiano é casado e pai de três filhos.
Cassius Assunção
Filiado ao PSOL desde 2013, Cassius Assunção tem 42 anos e é natural de São Luís (MA). Ele é o presidente do diretório estadual do partido no Tocantins e esta é a primeira eleição em que participa como candidato.
Assunção vive em Palmas há 21 anos, é casado e tem duas filhas. O candidato é técnico em gestão do agronegócio e gestão pública. Ele defende causas voltadas aos diretos humanos.
Cláudia Lelis
Cláudia Telles de Menezes Pires Martins Lelis tem 44 anos. A candidata é a primeira mulher eleita a ocupar o cargo de vice-governadora do Tocantins. Ela é filiada ao Partido Verde (PV) há 10 anos e defende causas sociais e ambientais.
Publicitária, Claudia Lelis atuou como secretária de Comunicação de Palmas. Ela é casada com o ex-deputado e presidente estadual do PV no Tocantins, Marcelo Lelis e tem quatro filhos.
Raul Filho
Raul de Jesus Lustosa Filho é casado e tem 58 anos. Atualmente filiado ao Partido da República (PR), ele foi prefeito de Palmas por dois mandatos, entre 2005 e 2008, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Raul Filho é pecuarista, natural de Gilbués (PI). Em 1982, foi eleito prefeito de Araguaçu (GO). Ele também foi deputado estadual constituinte em 1988 e reeleito por mais dois mandatos até 1994. O candidato defende o cuidado com a população nas áreas da saúde, educação e moradia.
Sargento Aragão
Atual presidente do Partido Ecológico Nacional (PEN), Manoel Aragão da Silva tem 51 anos e nasceu em um distrito de Sertânia (PE). Ele é casado e tem um filho. Sargento Aragão, como é conhecido, é técnico de agropecuária, bacharel em Direito e policial militar da reserva.
Ele começou a carreira militar em 1989 como soldado da PM de Goiás. Com a criação do Tocantins, fez opção pelo novo estado. Sargento Aragão defende os direitos da classe militar, a conservação do meio ambiente e a segurança para o cidadão. Ele foi eleito deputado estadual por três mandatos entre 2002 e 2010. Em 2012, foi eleito vice-prefeito de Palmas, mas não tomou posse.
Zé Roberto
Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) há 35 anos, José Roberto Ribeiro Forzani tem 55 anos e é natural de Pirenópolis (GO). Engenheiro florestal, reside no Tocantins desde 1994. Zé Roberto, como é conhecido, é casado e pai de quatro filhas.
Ele é servidor público efetivo do Ibama e já fez parte do quadro de servidores do Estado, onde dirigiu a Superintendência Regional entre 2004 e 2010. Zé Roberto foi eleito como deputado estadual em 2010 e reeleito em 2014. Ele defende políticas voltadas aos pequenos agricultores, indígenas e quilombolas.(fonte:g1/to)