Últimas Notícias

Conheça a história do prefeito eleito de Palmeirópolis Bartolomeu Moura Júnior

A biografia foi lida em forma de discurso pelo Desembargador Federal do Trabalho Dr. Elvécio Moura que é irmão do atual prefeito Bartolomeu.

Veja na integra

Hoje vivemos um dia histórico na existência de Palmeirópolis, data em que assume como prefeito Municipal o professor Bartolomeu Moura Júnior, primeira pessoa nascida nessa cidade e município a assumir a prefeitura.

Esse fato é motivo de regozijo e orgulho para a Família Moura, que tem na memória do patriarca Benjamim Moura, um dos primeiros pioneiros a se mudar para esta região há mais de 60 anos, vindo do então longínquo município de Ponte Alta do Norte, hoje Ponte Alta do Tocantins, Portal do Jalapão.

Pois bem, seu Beijinha Moura como era conhecido, acompanhado da sua esposa Dna. Oneides Rosa de Moura com seus filhos, juntamente com seu Ermano Gonçalves dos Santos e sua esposa Rosa, avós maternos do refeito Bartolomeu Moura Jr, aqui chegaram no final da década de 1950.

Aquela migração aconteceu na época do surgimento do povoado de Palmeiras, que deu origem à hoje próspera cidade de Palmeirópolis.

Professora Oneides, uma das primeiras educadoras de Palmeirópolis, a qual foi mãe da numerosa prole de 13 filhos de sangue e mais uma filha do coração.

Dona Oneides enchia o peito, falava com orgulho dos seus filhos e se alegrava com a realização de cada um deles.

Sei que hoje a saudosa e querida mamãe está muito feliz e realizada com a posse do seu penúltimo filho nesse honroso e importante cargo de mandatário maior deste município: Prefeito de Palmeirópolis.

Posso ver o rosto da mamãe lacrimejando de emoção e felicidade por esse grandioso feito alcançado pelo seu filho Bartolomeu. Parabéns, mamãe, pois essa vitória maiúscula também é sua!!

O prefeito Bartolomeu Moura cresceu e foi educado no seio dessa numerosa família, aprendendo desde cedo os princípios do temor a Deus, do amor ao próximo, da honestidade e da honradez, valores recebidos dos seus pais e que sempre os carregou consigo ao longo da vida.

Nascido há uma década da emancipação política de Palmeirópolis, Bartolomeu veio à luz pelas mãos de uma parteira, cresceu testemunhando o crescimento desta cidade. Pisou no chão das ruas sem asfalto, cheias de poeira ou de lama naqueles tempos difíceis.

O prefeito Bartolomeu Moura já trabalhou no serviço pesado, verteu suor pelo rosto e teve as mãos calejadas para defender o pão para sua família, sem jamais perder a dignidade.

De fato, ele trabalhou durante dez anos (de 1987 a 1997) em oficina de pintura automotiva e nesse mesmo período fez o curso de Magistério, pois logo percebeu que somente pela educação é possível alcançar melhor qualidade de vida para si e para a família e conquistar a autorrealização pessoal e profissional.

Ingressou na rede pública de ensino estadual como professor em 1990 e prosseguiu dando continuidade aos seus estudos.

Cursou Licenciatura em Matemática no período de 1998/2002 noutra cidade, o que lhe exigiu redobrado esforço, pois teve que dividir suas atribuições e responsabilidades de pai de família e professor em Palmeirópolis, com as de estudante na Faculdade em Dianópolis.

Colou grau em licenciatura de Matemática em 2002, quando já era reconhecido como um excelente e requisitado Professor de matemática.

Nesse mesmo ano de 2002 ingressou como professor na rede de ensino municipal, ao mesmo tempo em que continuou sendo professor da rede estadual.

Tem Pós-Graduação em Gestão Escolar e Metodologias do Ensino de Matemática

Foi Secretário Municipal de Educação no período de 2013 a junho/2020 e, nesse período, elevou Palmeirópolis ao destacado 4º lugar em Educação no âmbito do Estado do Tocantins.

Foi Presidente da Undime TO e Undime Região Norte do Brasil no biênio 2017/2019 e também foi Coordenador municipal do ENEM.

É casado com Deusiney Marques e pai de um casal de filhos: a advogada Bárbara e o pequeno Miguel, prova viva de um milagre na Família Moura, assim como foi um verdadeiro milagre a vitória do Professor Bartolomeu, diante de tantas adversidades, superadas por tantos fatores positivos que aconteceram na reta final.

A primeira-dama Deusiney tem muita experiência em serviço comunitário e tem o perfil ideal para fazer um grande trabalho social na prefeitura de Palmeirópolis.

O professor Bartolomeu é o primeiro funcionário público municipal a assumir a Prefeitura e para isso está preparado, pois é capacitado, tem larga experiência em gestão pública e está apto a bem gerir o município de Palmeirópolis nesse importante momento de perspectiva de melhorias econômicas.

Tem como vice Jamilton Guedes, também de família tradicional e pioneira de Palmeirópolis, o qual tem larga experiência no Parlamento, onde foi vereador por três mandatos, inclusive como presidente da Câmara Municipal, o qual tem condições não somente de somar com a Administração, mas de facilitar o relacionamento do Executivo com o Legislativo.

Por falar em Legislativo, saúdo todas as senhoras vereadoras e senhores vereadores aqui presentes, fazendo-o em nome do Fábio Goncalves, meu primo.

Conclamo cada um a unir forçar em favor do interesse do município. Passadas as eleições, a bandeira é uma só: a bandeira de Palmeirópolis, de modo que eventuais interesses individuais devem dar lugar ao interesse coletivo em proveito da coisa pública e de toda a coletividade.

O Prefeito Bartolomeu tem a árdua missão de suceder ao dinâmico Fábio Vaz, o companheiro e amigo Fabinho, o qual fez uma brilhante Administração, e é merecedor dos nossos aplausos.

Fruto do empenho do ex-prefeito Fábio Vaz, foi leiloada a lavra da CPRM, que era um antigo sonho da população de Palmeirópolis. Tenho a grata satisfação de dizer que tive a honra de apresentar o Fabinho ao Superintendente da CPRM em Goiânia, sendo que a partir de então começaram as tratativas que resultaram no leilão em que restou vencedora a mineradora Perth

É motivo de grande expectativa e alegria saber que, mesmo com o atraso causado pela pandemia, a mineradora deve entrar em operação em breve, passando a gerar milhares de empregos e alavancando a economia do Município. Isso vai gerar aumento na arrecadação de tributos, vai aumentar o consumo de bens e serviços, e vai movimentar o comércio local e fazendo com Palmeirópolis consolide sua condição cidade polo da região Sul do Tocantins.

Que Deus continue lhe protegendo e o Espírito Santo continue o iluminando meu irmão, para que você realize uma marcante Administração à frente da Prefeitura de Palmeirópolis, impulsionando o progresso econômico e social do município.

Sucesso Prefeito Bartolomeu Moura!! Nós confiamos na sua capacidade e na sua competência. Continue contando com o nosso apoio e que Deus o proteja durante toda a sua gestão.

Muito obrigado e parabéns!!

Elvécio Moura ocupa hoje a vice-presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. Ele foi nomeado desembargador em 1º de agosto de 2003 na vaga do quinto constitucional destinada ao Ministério Público do Trabalho.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.