Colheita é importante para comunidade local que tira sustendo dessa matéria-prima. Marca irá representar os produtos feitos a partir do capim dourado na comunidade do Mumbuca.
Festa da Colheita do capim dourado no Parque Estadual do Jalapão começa nesta sexta-feira (15). A comemoração é muito importante para comunidade do Mumbuca, que tira o sustento a partir dos artesanatos feitos com a fibra, um dos símbolos do estado.
Além da colheita, será lançada neste ano a marca Mumbuca, resultado do registro de Identificação Geográfica do Artesanato do Capim Dourado.
Neste ano, a festa começa mais cedo porque a colheita só é permitida a partir do dia 20 de setembro, segundo portaria do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Nesta data, somente artesãos cadastrados pelo Instituto podem coletar o capim, que tem período correto para a colheita para garantir a existência da espécie.
O superintendente de Turismo James Possapp diz que o evento é de extrema importância. “Ele reúne as famílias, valoriza a cultura do estado e também daquela região. Mas além disso, esse evento celebra a importância da sustentabilidade ambiental”.
G1/TO