Novo equipamento foi cedido pela Força Nacional ao Ciopaer. Bombeiros fazem treinamento para usar reservatório nos chamados.
O combate aos incêndios florestais no Tocantins ganhou o reforço de um novo tanque, cedido pela Força Nacional de Segurança (FNSP) ao Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER).
Chamado de fireflex, o equipamento tem capacidade para armazenar 11 mil litros de água.
De acordo com os bombeiros, por ser dobrável, o tanque poderá ser levado de helicóptero para os combates nas serras.
O helicóptero utiliza um helibalde para transportar e lançar água do fireflex sobre as chamas.
O material poderá ser usado em locais que estejam a mais de três minutos de voo do ponto de captação de água mais próximo.
Por isso, as equipes terão essa opção para combater focos nas serras do Lajeado, em Palmas e Lajeado, das Traíras, em Paranã e em outros pontos do estado.
“Quando o incêndio está localizado próximo a lagos, rios ou outro tipo de local que sirva de captação, a aeronave pode utilizar essas fontes”, explicou o diretor-executivo da Defesa Civil Estadual, major Alex Matos Fernandes.
Os alunos do Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins participaram de um treinamento com instruções sobre o uso do fireflex nesta semana.
Na próxima etapa, os militares farão o treinamento prático, com aeronave para a utilização do tanque, informou os bombeiros.
g1 Tocantins.