Espera por resultado de exames chega a cinco meses no Hospital Regional de Gurupi. Pelo menos 150 pacientes esperam o exame na cidade; são 483 mulheres aguardando em todo o estado.
Hospital Regional de Gurupi, no sul do estado, não aderiu à campanha do Outubro Rosa porque a unidade está com a entrega e realização de mamografias prejudicadas. O tempo de espera não deveria ultrapassar 30 dias, mas em alguns casos a demora passa dos cinco meses.
O Outubro Rosa é importante para a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A demora na entrega dos exames registrada em agosto, mas o problema ainda não foi resolvido pela Secretaria de Saúde (Sesau).
Enquanto os laudos não chegam, a fila de novos agendamentos aumenta. Pelo menos 150 mulheres esperam para fazer o exame na cidade. Em todo o estado, são 483 pacientes aguardando.
Além dos pacientes da cidade, o setor de mamografia do regional de Gurupi atende ainda pacientes de 17 cidades da região sul do estado.
A dona de casa Cassiana de Oliveira Xerente, por exemplo, está há quatro meses esperando o laudo. Com o comprovante de que fez o exame nas mãos, ela conta que foi cinco vezes atrás do resultado
“Até agora nada. Esse mês eu fui lá, cedinho [sic], e falaram para ir às 8h30. Voltei nesse horário, mas dizendo elas que não chegou. No final do ano tinha que fazer de novo, cadê? Fiz a primeira e até agora não saiu nada”, diz.
No caso da Ionice Morais, a previsão de entrega do laudo era no dia 3 de agosto. “Estou estes três meses esperando, aguardando e não estou sabendo de nada. Se tem alguma alteração, não tenho resposta do laudo”, reclamou.
“A gente fica sem saída. Tinha que sair o exame para eu poder mostrar para a médica. Aí não chega”, reclamou Cassiana de Oliveira.
A Secretaria de Estado da Saúde informou, em nota, que está reorganizando a agenda no hospital para agilizar a entrega dos laudos e normalizar os novos exames de mamografia na unidade.
G1/TO