Últimas Notícias

Colégio Estadual Dom Alano do sul do Tocantins lança antologia intitulada “Dos filhos de Peixe”

O projeto foi uma iniciativa das professoras Adelita Ribeiro e Geane Pereira ( Gyza), juntamente com a equipe pedagógica do colégio

Estudantes do Colégio Estadual Dom Alano, extensão Vila São Miguel (interior do município de Peixe no sul do Tocantins), lançam antologia intitulada “Dos filhos de Peixe”.

O projeto foi uma iniciativa das professoras Adelita Ribeiro e Geane Pereira ( Gyza), juntamente com a equipe pedagógica do colégio

O evento promovido pelo Colégio (CEDA), lançou a 1ª edição da antologia, com 120 exemplares, e uma coletânea de poemas, poesias e mini contos, de autoria dos estudantes, educandos e demais membros da equipe pedagógica. Cerca de 100 alunos participaram.

Drº Mateus Ribeiro dos Reis (Promotor)
Contou com o apoio e patrocínio do MP/TO-Comarca de Peixe

O projeto contou com o apoio do Ministério Público, Drº Mateus Ribeiro dos Reis (Promotor) e a Draª. Ana Paula Turíbio, juíza da Comarca de Peixe Tocantins, os quais deram total incentivo aos projetos e ações de cultura e ensino de aprendizagem do Colégio Estadual Dom Alano.

O referido projeto interdisciplinar de Língua portuguesa/Foto divulgação

Os textos foram produzidos desde o início da pandemia, com um projeto de leitura e escrita, idealizado pelas professoras, Adelita Ribeiro e Geane Pereira ( Gyza).

Professoras: Adelita Ribeiro Cavalcante (esquerda) Gyza Pereira (centro) e a coordenadora pedagógica Carla Da Silva Cerqueira

De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Gyza, os alunos foram imersos em pesquisas e estudos sobre gêneros textuais e o referido projeto é interdisciplinar de Língua portuguesa, Projeto de vida e Eletiva, recebendo o nome de Sociedade Escritora.

E teve como principal objetivo despertar o prazer pela leitura e escrita, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem tornar os estudantes em cidadãos pensantes.

Antonino Gonçalves Ferreira (diretor do CEDA) Foto divulgação 

Fazer com que seja capaz de ler, aprender, tomar decisões, romper a cultura da alienação.

“Possibilitar a busca pelo conhecimento e equilíbrio da razão x emoção, se tornem leitores e produtores competentes de textos, oferecendo os mecanismos e condições necessárias ao desenvolvimento de habilidades da leitura e da escrita, ampliando assim o conhecimento e aumentando o repertório intelectual e cultural”, afirmou a escritora Gyza.

Segundo Adelita Ribeiro, o desejo é que eles sintam-se livres, para expressar seus anseios, sonhos, ideias, inquietudes, descobertas e que acima de tudo aprendam a usar a escrita como ferramenta de cura e transformação”.

https://www.instagram.com/dregurupi/

https://www.instagram.com/seductocantins/

https://www.instagram.com/colegiovilasaomiguel/

Várias autoridades se fizeram presentes no evento

Da assessoria/Com informações da Gyza/Fotos divulgação

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.