Em Guaraí, a tempestade arrancou o telhado de uma construção. Gurupi, São Valério e Porto Nacional também registraram chuvinha nesse fim de semana.
Em meio ao calor forte, a chuva apareceu e alegrou os moradores de muitas cidades do Tocantins, neste fim de semana.
Em Guaraí, região centro-norte, ela chegou com mais força e causou alguns estragos.
Neste domingo (18), os moradores de Gurupi sentiram o cheirinho de terra molhada.
Algumas pessoas pararam o que estavam fazendo no fim desta manhã para registrar a água caindo no quintal e molhando as plantas. Neste sábado (17), também houve registro em vários municípios.
A chuva durou cerca de 15 minutos e amenizou as altas temperaturas.
Em São Valério, a chuva foi registrada por volta das 17h40, deste sábado. Ela foi rápida, durou cerca de 18 minutos, mas serviu para amenizar o calor.
Moradores de Porto Nacional também comemoraram uma chuvinha neste sábado, que durou poucos minuto, mas aliviou o calorão.
Chuvas intensas
Para a alegria dos tocantinenses, a chuva deve continuar nas próximas horas e pode ser mais forte em algumas cidades.
Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, que significa perigo potencial.
Segundo o instituto, o aviso vale para cidades das regiões sul e sudoeste. O volume pode chegar a 50 mm/dia, com ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O aviso começou neste domingo (18) e segue até esta segunda-feira (19).
Baixa umidade
Apesar dessa boa notícia, em muitas cidades, o calor persiste e a umidade relativa do ar é preocupante. Na região leste, central e sudeste, há alerta de baixa umidade.
Em alguns municípios, ela pode variar de 20% a 12%. São eles: Lizarda, Mateiros e São Félix do Tocantins. Todos eles fazem parte da região do Jalapão.
A orientação é beber bastante líquido, não fazer atividades físicas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, além de usar hidratante para a pele e umidificador no ambiente.
g1 Tocantins.