Palmas deve enfrentar temperaturas em torno de 39°C nos próximos dias
A nova onda de calor extremo prevista para as próximas semanas para todo o país está sendo monitorada, também, pela concessionária de energia.
Em Palmas e outras cidades do estado, a temperatura pode chegar a 39 °C. A nova e intensa onda de calor é ocasionada por um bloqueio atmosférico, que está impedindo a chegada de frentes frias no Centro-Sul do país e trazendo a sequência prolongada de dias ensolarados.
A alta da temperatura deve levar os tocantinenses a aumentar o tempo de uso de aparelhos de climatização, como ar-condicionado ou ventiladores, que, se não usados de forma consciente podem levar a um disparo no valor da conta de energia.
De acordo com a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, as regiões Leste e Sul do Tocantins devem enfrentar rajadas de vento de aproximadamente 30 a 50 km/h.
“Ao longo da semana, a tendência indica condições para ventos pouco mais intensos e as temperaturas estarão acima da média. Em Palmas, as máximas devem atingir em torno de 39°C. As chances de chuva são baixas, e se ocorrerem deve ser principalmente na região de Araguaína.
“A empresa está realizando um monitoramento contínuo e abrangente de toda a rede elétrica como parte de um plano conhecido como ‘Ondas de Calor’. Esse plano visa estudar e acompanhar os efeitos do clima, especialmente o fenômeno El Niño, em nossa região, pois os períodos prolongados de calor extremo afetam a rede elétrica, que opera com alta demanda de consumo”, explica o gerente de operações da Energisa, Alberto Cunha.
Aumento de consumo
Para enfrentar as altas temperaturas, é possível que algumas famílias aumentem o uso de equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, climatizadores e ventiladores.
Porém, é preciso ficar atento se a fiação doméstica está preparada para o aumento do consumo de energia.
“Caso sua rede interna tenha mais de cinco anos, e nesse período você tenha adquirido mais eletrodomésticos aumentando o consumo da sua casa, é recomendado fazer uma revisão com eletricista residencial e informar à Energisa o aumento de carga, para que seja considerado quando houver manutenções e melhorias na sua região. Assim você evita oscilação de energia no imóvel ou disparo do disjuntor”, orienta o engenheiro eletricista e especialista em eficiência energética da Energisa Tocantins, Domingos Junior.
“Esse aumento de carga acontece, por exemplo, quando há um acréscimo considerável da demanda de energia por aparelhos elétricos não previstos no cadastro que os clientes realizam junto à Energisa no momento da solicitação da ligação de energia”, explica o engenheiro. Empresas e indústrias também precisam atualizar a carga quando houver aumento ou diminuição, apresentando um novo projeto elétrico.
O que fazer para minimizar o impacto na conta de energia?
Veja algumas dicas da Energisa:
Ar-condicionado
● Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado.
● Mantenha os filtros limpos.
● Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.
● Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.
● Se possível, priorize a posição de 23 °C.
Ventilador
● Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente não funciona, apenas desperdiça energia.
Geladeira
● Evite deixar a porta aberta.
● Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.
● Não coloque alimentos quentes dentro do eletrodoméstico.
● Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.
● Não forre as prateleiras.
● Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.
ascomenergisa