Resultado foi negativo para o último caso sob investigação, em Gurupi, no Sul do Estado, após a morte de um caminhoneiro, ocorrida nesta semana, no Hospital Regional.
Em nota de esclarecimento enviada à imprensa neste sábado, 7, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a suspeita da circulação do vírus Influenza no Tocantins foi esclarecida com o resultado negativo para o último caso sob investigação, em Gurupi, no Sul do Estado, após a morte de um caminhoneiro, ocorrida nesta semana, no Hospital Regional da cidade.
Conforme a SES, no Tocantins, os últimos casos confirmados de Influenza ocorreram nos anos de 2016, sendo quatro casos – 3 H1N1 e 1 Influenza B – e em 2017 foram 31 casos, sendo 23 H3N2 e 8 de Influenza B. Ainda de acordo com a Saúde, neste ano, até o momento, na semana epidemiológica 14, foram notificados 13 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), porém todos negativos para Influenza.
“A SES destaca ainda, que a melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação disponíveis em todas as salas de vacinação do Estado e que tem como grupos prioritários as crianças de 6 meses à menores de 5 anos de idade; indígenas a partir de 6 meses de idade; gestantes de qualquer idade gestacional; puérperas, até 45º dia após o parto; trabalhadores da Saúde; população de 60 anos e mais; população Privada de Liberdade e Funcionários do Sistema Prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; usuários portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e professores da rede pública e privada”, ressaltou a SES em nota.
Entenda
O caminhoneiro Rodrigo Nestor Ferreira, de 42 anos, morreu na última quarta-feira, 4, no Hospital Regional de Gurupi e foi enterrado em Aliança do Tocantins, após ser velado em caixão lacrado. Amostras de sangue do paciente foram colhidas e o resultado para Influenza foi negativo. As causas da morte do caminhoneiro não foram informadas.