Governo afirmou que não vai se manifestar sobre a vistoria realizada na CPP. Buscas foram feitas depois da fuga de 18 detentos do presídio de Miranorte.
Uma vistoria feita na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP) na manhã desta terça-feira (31) encontrou porções de droga escondidas dentro de um pão francês, em uma das celas da unidade. Também foram encontrados celulares, armas artesanais e cachaça feita pelos presos. A operação foi feita depois que 18 criminosos fugiram de uma unidade prisional no interior do estado durante o fim de semana.
A droga foi encontrada por um cão do Grupo de Operações com Cães (GOC). A Secretaria de Cidadania e Justiça, responsável pela gestão dos presídios, foi questionada sobre a vistoria e a droga encontrada na alimentação dos presos, mas afirmou que “o resultado desta revista não será divulgado à imprensa, por questões estratégias.”
A CPP de Palmas tem, atualmente, 750 detentos no espaço pensado para 260. Em novembro do ano passado, um grupo de detentos usou dinamite para explodir o muro da unidade e fugir. Na época, mais de 20 homens conseguiram escapar e sete ainda não foram recapturados.
Em julho deste ano, outra vistoria localizou mais de sete quilos de explosivos no local.
O G1 ligou para o diretor do sistema prisional para comentar a droga encontrada dentro da sacola de pãos, mas a ligação não foi atendida.
Participaram da vistoria desta terça-feira (31) equipes do GOC, Força Tática, Grupo de Intervenção Rápida, Ostensiva (Giro), Ronda Tático Motorizada (Rotam) e Companhia de Operações Especiais (Coe). Além de agentes do sistema prisional.
Todos os presos foram levados para a área de banho de sol e retornaram para as celas no final da manhã.
G1 Tocantins.