Os candidatos que vão disputar as eleições deste ano têm até as 19 horas da próxima segunda-feira, 15, para fazer o registro em cartório. Após o registro, no dia 16 será dada a largada para as campanhas de rua, que estão com várias mudanças e restrições. Já a propaganda de TV e rádio iniciam no dia 26 de agosto.
Conforme a nova regra, este ano é proibido carros envelopados com propaganda de candidatos, o uso de material de campanha em veículos, seja de propriedade do candidato ou terceiros. Também não é permitido o pagamento pelo o uso de adesivos nos veículos. Nos automóveis, é permitido apenas material no tamanho de até 50 x 40 centímetros em cada um dos lados do automóvel ou do tamanho do para-brisa traseiro.
As novas regras também proíbem o uso de bonecos, cavaletes, outdoors e outdoors eletrônicos, placas, faixas, cartazes e pinturas em muro. Já o uso de carro de som, alto-falantes ou amplificadores de som estão limitados ao período de 8 às 22 horas, desde que não seja próximo a órgãos públicos. Os comícios poderão ser realizados entre as 8 horas e a meia-noite, com exceção do dia 29 de setembro, que poderão ir até às 2 horas da madrugada e não mais até a meia-noite. Por outro lado, podem ser usadas bandeiras e mesas para a distribuição de material na campanha, desde que não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres.
Já as propagandas dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. Assim, a campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Em 2016, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma.(fonte:portal stylo)