Campanha é nacional e será realizada em todo o país. Dia D da campanha será no sábado, 18 de agosto.
Começa nesta segunda-feira (6) a campanha nacional contra o sarampo e poliomielite. Em Palmas, segundo o município, a meta é vacinar 17.397 crianças a partir de um 1 ano e menores de 05 anos. A vacinação segue até o dia 31 de agosto e as doses estarão disponíveis em 32 salas de vacina da capital. O Dia D da campanha será no sábado, dia 18 de agosto.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses contra poliomielite são administradas pela via oral e toda as crianças devem tomar. Inclusive, as que já tenham recebido uma ou mais doses anteriormente.
“A campanha de vacinação é indiscriminada, estando nessa faixa etária as crianças podem receber as vacinas. Já a vacina contra o sarampo, a única exceção mesmo é para as crianças vacinadas há menos de 30 dias, passou esse período já pode receber nova dose na campanha”, explica a enfermeira da Central de Vacinas, Juliana Araújo.
No ano passado, 82,6% das crianças foram vacinadas contra a poliomielite no Tocantins. Em 2016, foram 84.7%, segundo dados do Ministério da Saúde.
Gurupi
Foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 4.925 doses contra a poliomielite e 4.920 doses contra a Tríplice Viral para Gurupi, no sul do estado. O município as doses estarão disponíveis em 13 unidades básicas de saúde e na policlínica.
O horário de atendimento será das 7h às 17h e é preciso levar o cartão de vacina. A meta no município é vacinar 4.917 crianças.
Araguaína
Em Araguaína, norte do Tocantins, a vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 e às 17h30. No dia D da campanha, o atendimento será ininterrupto, das 8h às 17h.
Segundo o município, a meta é vacinar 95% do público alvo, que conta com 10.992 crianças. Ao todo, são 19 salas de vacinação no município.