Recém-nascida esperava cirurgia desde que nasceu. Secretaria diz que a menina não suportaria ser transferida.
Um dos bebês que aguardava transferência em uma UTI neonatal de Araguaína morreu neste fim de semana. Ketilin Vitória nasceu há três semanas e aguardava transferência para fazer um tratamento contra hipertensão pulmonar e insuficiência cardíaca.
Um vídeo feito pela mãe da menina há quase duas semanas mostrava a recém-nascida respirando com dificuldades. Na época, o maior medo da mãe era que a filha não resistisse, mas foi o que acabou acontecendo.
Família de Ketilin Vitória é de Aguiarnópolis, no Bico do Papagaio. A mãe dela chegou a procurar o Ministério Público, mas a menina não resistiu.
Dados da central de atendimento à saúde da Defensoria Pública mostram que de janeiro até julho outras oito crianças morreram por causa da demora no tratamento de problemas no coração.
Em nota, a Secretaria da Saúde informou à TV Anhanguera que Ketilin Vitória não foi transferida porque não suportaria o processo de transferência.
O outro bebê que aguardava transferência era o menino Emanuel Feitosa, que nasceu com uma malformação na língua e estava esperando transferência há cerca de dois meses. O bebê foi transferido para um hospital em Bauru (SP) e deve passar por cirurgia nesta segunda-feira (27).
G1 Tocantins.