Medida vale até o final de outubro deste ano. Naturatins contratou cerca de 60 brigadistas para atuar nas Unidades de Conservação de Proteção Integral do estado.
Foi publicada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) uma portaria suspendendo as autorizações para queima controlada em todo o estado.
A suspensão ocorre devido ao período de estiagem, ventos fortes, baixa umidade do ar e a vegetação seca. Esses fatores aumentam o risco de incêndios florestais. A medida vale até o final de outubro.
A queima controlada geralmente é utilizada para melhorar pastagens, controlar pragas, parasitas e doenças. Porém, conforme o Naturatins, a medida é para prevenir danos ao meio ambiente, devido às condições propícias para incêndios florestais.
Os produtores rurais não poderão fazer queimadas até 30 de outubro, mesmo que possuam autorização. Neste prazo, o Instituto também não vai emitir novas autorizações.
“É uma medida importante que o órgão realiza devido aos ventos fortes. A ação tem a finalidade de prevenir algum incêndio, um desastre com grandes proporções”, explicou a diretora de Licenciamento Ambiental, Caroline Bueto.
Para fazer o trabalho de controle e combate às queimadas, o Naturatins contratou cerca de 60 brigadistas em 2018. Os combatentes vão atuar nas Unidades de Conservação de Proteção Integral.