A partir de julho as contas de água e energia devem ficar mais caras, assim como o valor do botijão de gás e da passagem de ônibus em Palmas.
Os moradores do Tocantins estão refazendo contas e mudando planos nos últimos dias. O motivo é que aumentos nas contas de água e energia e também nos valores do botijão de gás e da passagem de ônibus devem chegar aos consumidores todos ao mesmo tempo. Muita gente está sem saber o que fazer para o orçamento doméstico não estourar.
“Eu acho que fica inviável para nós. É injusto para a população”, diz a estudante Nathália Garrido.
“Eu não sei o que que vai fazer né. Como dizem, é passar fome para poder pagar a luz e a água”. completa a autônoma Vilma Gomes.
O reajuste na tarifa de energia foi de 10%. Ele foi anunciado no começo da semana e já está valendo. Já no caso da água, o aumento é de 6,48% nas cidades atendidas pela BRK Ambiental e de 2,95% nos municípios atendidos pela ATS. No caso do botijão de gás, o aumento começou a valer nas refinarias e deve chegar ao consumidor nos próximos dias.
Em Palmas, quem precisa andar de ônibus também vai pagar mais caro. Passou de R$ 3,50 para R$ 3,75. O economista alerta é que necessário fazer cortes em outras áreas.
“Poupar o máximo que conseguir. Consumir somente o necessário, vamos dizer assim: alimentação, saúde, educação, coisas do dia a dia”, diz Higor Franco.