Últimas Notícias

Aumento na tarifa de energia no período de estiagem preocupa consumidores

O Governo Federal programou uma nova taxa que passar a valer no próximo ano. A população atualmente recebe diversas cobranças obrigatórias em sua tarifa; entenda.

A tarifa de energia elétrica tem pesado no orçamento de muita gente no Tocantins. E nesse período do ano, a conta só tende a aumentar por causa do período quente e do uso de equipamentos como o ar-condicionado. Além disso, o Governo Federal anunciou uma nova taxa na conta de luz que deve começar a valer no próximo ano.

Essa novidade causou mais preocupação nos consumidores. A funcionária Pública Simone Dias reclama que a conta tem aumentado todos os meses e a concessionária diz que cobrança está normal.

“Eles falam que é por causa da bandeira tarifária que agora está vermelha, além daquele aumento anual que tem da própria empresa. Por isso teve esse aumento, mas quando você vai olhar o consumo você vê que não justifica isso”, disse.

Para tentar diminuir a conta, a servidora pública tem procurado economizar. Quando pode, desliga até algumas chaves do disjuntor e evita utilizar o ar-condicionado.

A tarifa de energia elétrica possui diversas cobranças obrigatórias. Sendo 30,68% para a geração de energia, 3,07% para a transmissão e 30,20% que é recebido pela concessionária. Além disso, 36,05% são de tributos e encargos setoriais que vão para o governo.

Em cada região, a prefeitura também estipula um valor para a taxa de iluminação pública, além de contar também com a bandeira tarifária, que está no vermelho desde junho deste ano.

Para o economista Marcello Bezerra, os consumidores precisam se organizar. “O que ele tem que fazer é reduzir a despesa em outras áreas. Além de diminuir o uso do ar-condicionado ou não utilizar. Só assim, vai conseguir reduzir o valor da tarifa”, afirmou.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.