As duas chapas registradas para a votação são encabeçadas por mulheres. Prefeito e presidente da Câmara morreram e por isso foi necessário convocar a votação.
A população de Araguanã, cidade que fica no norte do Tocantins, está com as atenções voltadas para a Câmara de Vereadores neste domingo (2).
É que a eleição indireta que vai decidir quem fica no comando da cidade durante o mandato tampão, até o fim do ano, está prevista para começar às 9h. As duas chapas registradas são comandadas por mulheres e apenas os vereadores vão participar da escolha.
Estão na disputa a atual prefeita interina, Irene Rodrigues (PSD), e a ex-primeira-dama da cidade, Raimunda da Silva Leite (PSC). Para os cargos de vice, as chapas são compostas respectivamente por Maria de Lourdes Fortaleza (DEM) e Cícero Alves Sousa (PSDC).
A posse deve ser logo que o resultado sair, em sessão solene. Ao todo, oito vereadores devem votar.
A votação foi convocada porque o prefeito eleito em 2016, Fernando Luiz dos Santos (PSD), renunciou ao cargo por motivos pessoais ainda em 2017 e o vice-prefeito Hernandes Neves de Brito (DEM), que assumiu a cadeira desde então, morreu vítima de coronavírus após ficar um mês internado.
Após a internação de Hernandes Neves, o cargo prefeito chegou a ser assumido interinamente pelo vereador Cícero Cruz de Araújo (PDT), presidente da câmara, mas ele também morreu, após passar mal em um restaurante. Desde então a vereadora Irene Rodrigues está no cargo.
Por G1Tocantins