Últimas Notícias

Aposentados vendem casa no sul do Brasil para viver sobre rodas e viajar pelo mundo

Nessa semana, Antônio Zuchowski, de 62 anos, e Dolores Dalferth, de 55, estacionaram o motorhome na capital. Aqui, eles aproveitam para curtir as praias e cachoeiras.

Na estrada, sem pressa, curtindo cada lugar. Essa é a nova vida do engenheiro civil Antônio Zuchowski, de 62 anos, e da administradora Dolores Dalferth, de 55.

Os aposentados venderam a casa que tinham em Florianópolis em 2020 e passaram a morar sobre quatro rodas. É com muita disposição que eles percorrem os quatro cantos do Brasil, com planos de conhecer outros países.

“Um dia eu olhei um vídeo, de uma família que morava em um ônibus, era um casal mais três filhos. Eu enviei esse vídeo para a Dolores, que assistiu e disse: ‘Eu topo’. Isso foi em setembro de 2018 e nasceu o projeto ‘Percorrendo o Mundo'”, relatou Antônio.

“Como eu sabia que era o que ele queria, o que ele gostava, a gente já não é mais tão jovem assim. Então, eu disse: ‘Se é para ser, que seja agora'”, lembrou Dolores.

A casa sobre rodas foi adaptada em um caminhão. É confortável, tem quarto com cama de casal, cozinha com fogão e mesa, banheiro e tudo que eles precisam para sobreviver. São 14 metros quadrados.

Boa parte do projeto do Nômade nome dado ao motorhome, foi executado pelo casal. Seu Antônio é engenheiro civil e usou o conhecimento e algumas dicas da internet para montar a casa móvel.

Casa sobre rodas virou o lar do seu Antônio e da dona Dolores — Foto: Reprodução/Instagram

“A profissão ajudou porque a gente conseguiu dimensionar os móveis aqui dentro de acordo com as nossas necessidades”.

No dia a dia, eles fazem todas as atividades de casa: cozinham, lavam roupas e assistem TV. Com uma diferença: todo dia podem conhecer um lugar diferente. Dona Dolores já se adaptou.

Caminhão adaptado tem espaço menor mas possui as principais funções de uma casa fixa — Foto: TV Anhanguera

“Logo no começo a gente estranhou porque tínhamos uma casa enorme. Mas com o tempo, eu passei a fazer as mesmas coisas que eu fazia em casa, apenas o espaço é menor. Tem que montar a mesa para poder ter mais espaço para colocar as coisas, mas é tranquilo, sem problema nenhum”.

Eles iniciaram essa vida nova em meio à pandemia, viajando pela região sul. Mas, nesse período, já desbravaram sete estados e diversas cidades.

Em cada lugar que chegam, os dois aventureiros se sentem em casa. Mas o endereço é a estrada.

Na semana passada, o casal estacionou na praia da Graciosa, em Palmas. Os dois já conheceram as praias e cachoeiras do distrito de Taquaruçu.

O casal que viaja pelo mundo para em Palmas e conhece distrito de Taquaruçu — Foto: Reprodução/Instagram

Também, curtiram alguns atrativos em Porto Nacional, Lajeado e Miracema do Tocantins.

“Visitamos as praias, tomamos um banho, vamos às cachoeiras, fazemos passeio, caminhadas”, contou dona Dolores.

Nos próximos dias, eles devem seguir viagem para outros municípios do Tocantins e outras cidades do norte do país, até chegar em Belém (PA).

O projeto Viajando pelo Mundo não deve ficar restrito ao Brasil. Em breve, eles devem seguir rumo a outros países do continente americano.

g1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.