Já o governador Wanderlei Barbosa disse que esta Política é uma
ferramenta de reconhecimento e suporte aos servidores
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), participou do lançamento da Política de Bem-Estar Profissional (ProBem) para mais de 24 mil servidores da
Educação da Rede Estadual.
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), assinou o decreto que institui a Política e põe em prática a implementação de ações e projetos visando a qualidade de vida e o cuidado com o servidor.
A solenidade ocorreu no auditório do Palácio Araguaia, na manhã desta segunda-feira, 14, em alusão ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. Para o presidente do Poder Legislativo, estas ações com foco na saúde física, emocional e social dos servidores “demonstram uma atenção especial do Governo para àqueles que transformam a vida das nossas crianças e jovens através do Ensino, sendo de grande importância para melhorar a qualidade de vida dos servidores”, frisou Amélio Cayres.
Já o governador Wanderlei Barbosa disse que esta Política é uma ferramenta de reconhecimento e suporte aos servidores.
“Estamos dando mais um passo na direção de um futuro em que os nossos profissionais da educação terão não apenas reconhecimento, mas também um ambiente de trabalho que valorize sua saúde física, mental e emocional. Desde o início da nossa gestão, determinei à Seduc [Secretaria de Estado da Educação] seu total empenho na promoção dos diretores, dos professores e na entrega de um ambiente ainda mais acolhedor nas escolas, trazendo assim qualidade de vida para cada um dos nossos profissionais da educação. O ProBem é uma ferramenta que vem para somar”, afirmou.
A nova Política decretada contempla três eixos focais, sendo atenção ao bem-estar profissional, valorização dos profissionais da educação e a qualidade de vida no trabalho, com práticas que envolvem o reconhecimento de sentimentos e satisfação voltadas ao trabalho, vivências de saúde integral e melhores condições de trabalho.
Conforme o Governo do Tocantins, esta é uma Política pioneira no país, focando integralmente no bem-estar do profissional da educação.
A cerimônia contou com a presença de professores e servidores de toda a Rede Estadual de Educação; senadora Professora Dorinha (UB); o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Aleto, Marcus Marcelo (PL); além do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, representando todo o secretariado governamental.
PCCR da Educação
Durante à tarde, o presidente da Casa de Leis também participou da discussão para revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da Educação do Tocantins. Na ocasião, o governador Wanderlei afirmou a intenção de finalizar o documento até dezembro para enviar à apreciação da Assembleia Legislativa, ao passo que o presidente da Casa de Leis frisou o trabalho conjunto e ágil para tramitação do Plano.
Lauane Santos
Foto: Amanda Germiniani