Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Veja orientações para se manter em segurança.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aletra laranja, que significa perigo durante chuvas forte, para todas as regiões do Tocantins. O aviso é para esta sexta-feira (6) e sábado (7) com previsão de chuvas intensas e fortes rajadas de vento.
Em Palmas uma forte chuva alagou várias partes da cidade o trânsito foi prejudicado. Moradores da região sul de Palmas, tiveram as casas tomadas pela lama e alguns móveis foram danificados. Em Porto Nacional até um centro de saúde ficou alagado.
Na capital, a Defesa Civil informou que, em cinco dias, a quantidade de chuva em Palmas já ultrapassou o volume esperado para todo o mês de abril, que era de 100 milímetros. “Já ultrapassou 17mm do previsto. E é que ainda não foi fechada a quantidade de chuva desta sexta-feira, que tinha previsão de 15mm”, disse o agente Bruno Maciel.
O Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e raios. A pervisão é de mais chuvas para os próvimos dias. Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Orientações
- Não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas’;
- Não dirija em áreas inundadas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento);
- Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Não toque em equipamentos elétricos se tiver descalço ou com os pés molhados;
- Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.
G1 Tocantins