O governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse (PHS), está promovendo um amplo ajuste das contas públicas do Estado.
Em pouco mais de três meses à frente do Governo já reduziu o gasto com pessoal em cerca de 4% e vai reenquadrar o Estado à Lei de Responsabilidade Fiscal até o início do próximo ano.
“O modelo atual precisa de mudança. Precisamos diminuir gastos e aumentar a arrecadação, mas sem aumentar impostos. Só assim o Estado vai poder investir naquilo que é importante para o povo: saúde, segurança, educação e infraestrutura. Aos poucos, vamos conseguir isso, porque o Tocantins não pode esperar mais”, defende Carlesse.
De acordo com Carlesse, sua gestão não tem avançado ainda mais por causa do período eleitoral, que limita as ações do Governo. “Muitas das medidas necessárias esbarraram na lei eleitoral. Mas seguir diminuindo o custeio da máquina pública para que o Estado volte a ter poder de investimento para fazermos as obras necessárias para o nosso desenvolvimento, gerando mais empregos e renda para a população”, disse Carlesse.
Essas mudanças, porém, serão feitas sem o aumento de taxas e impostos, que comprometeriam a atividade produtiva. “O povo não aguenta mais tanto imposto. Esse negócio de buscar recursos [aumento da arrecadação] sacrificando a população e os empresários não será feito em nosso governo. O povo não aceita mais isso”, defendeu.
Ascom – Coligação Governo de Atitude