Eles aprendem a usar o próprio fogo para controlar as queimadas. Treinamento com homens da Defesa Civil foi realizado na zona rural de Alvorada.
Agricultores e catadores de materiais recicláveis receberam treinamento para combater incêndios em propriedades rurais. As técnicas foram repassadas por homens da Defesa Civil, na zona rural de Alvorada, no sul do Tocantins.
No treinamento, os brigadistas também simulam o resgate de vítimas de incêndio e ensinam técnicas de primeiros-socorros.
Ivane Viana e a irmã, que moram num assentamento na região, veem nas técnicas a esperança de manterem as queimadas distantes das plantações. “Já tivemos muitos prejuízos nos pastos, muitos perdiam madeiras, cercas. É sempre bom aprender novas técnicas, novas maneiras de combater os incêndios”, disse.
No treinamento, os brigadistas ensinam a utilizar o próprio fogo para combater as chamas. Usando a técnica conhecida como contra fogo, eles abrem “aceiros” e utilizam fogo de forma controlada para tentar minar os focos de incêndio.
O Tocantins está no topo da lista dos estados que mais registram queimadas. De janeiro até agora, foram 2.664 focos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
G1 Tocantins.