Últimas Notícias

Agosto cinza: um mês dedicado à prevenção e combate aos incêndios florestais em Palmeirópolis

A Defesa Civil Municipal está atenta as queimadas e disponibiliza o telefone (63) 336 1813 para denúncias e maiores informações

Com intuito de fortalecer a conscientização da população local, sobre a prevenção e combate aos incêndios e queimadas no município de Palmeirópolis, e na busca de fortalecer a cultura de segurança contra incêndios, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lança a campanha “Palmeirópolis Sem Fogo” em alusão ao Agosto Cinza, previsto na Lei municipal nº 525/22 de novembro de 2022.

Essa campanha visa cumprir o que está previsto em lei, cujo propósito fundamental é promover um mês, dedicado inteiramente à reflexão, realização de eventos e ações, voltados à prevenção e ao combate a incêndios.

Um mês dedicado à prevenção e combate aos incêndios florestais em Palmeirópolis

O nome “Agosto Cinza” foi escolhido de forma simbólica, ressaltando a cor característica da fumaça e das chamas que tanto marcam essas situações de emergência.

Durante esse mês a secretaria de Meio Ambiente, em parcerias com demais órgãos públicos, entidades privadas e sociedade civil promoverão ciclo de palestras, blitz educativas, visitas técnicas para repassar informações e consequências do uso incorreto do fogo nessa época no sentido de promover mudança cultural de usa fogo para limpar lotes, pastos, queimar lixo doméstico, entre outras.

Vale ressaltar que a Portaria nº 101/2023/NATURATINS suspendeu as Autorizações Ambientais de Queima Controlada no Estado do Tocantins no período de 20 de julho à 30 de outubro de 2023.

Ademais, provocar um incêndio florestal é considerado crime em nossa legislação e aqueles que forem pegos infringindo a lei serão responsabilizados pelos danos causados ( Lei Federal nº 9605/98).

Queimadas e incêndios florestais nos traz sérios prejuízos tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana.

De forma direta, as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente.

Outras doenças respiratórias podem ser desenvolvidas pelo contato direto com esses gases, como bronquite, sinusite e rinite.

Portanto, sejamos responsáveis e conscientes, vamos cuidar do meio ambiente e principalmente da nossa saúde e bem estar de todos.

Por Jessica Cangussú/Engenheira Ambiental

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.