Governo Federal prevê recursos para 11 aeroportos do país. Aeroporto de Araguaína é o único da região norte e tem apenas uma companhia aérea em operação.
O governo federal anunciou a liberação de recursos para ampliar 11 aeroportos do país. O aeroporto de Araguaína está na lista e deve receber a maior parte dos recursos, R$ 49 milhões. O termo de compromisso foi assinado pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella. O valor total dos recursos é de R$ 212 milhões.
O dinheiro deve ser investido na ampliação da pista que passará de 1.800 para 1.904 metros e deve ser usado também em equipamentos de segurança que vão permitir que aeronaves de médio porte operem no local.
O saguão de embarque e desembarque também deve ser ampliado. “Como Araguaína possui apenas um voo hoje, no período da tarde, suponha-se que será necessário parar o aeroporto apenas no período da tarde para que o aeroporto funcione normalmente enquanto as obras vão sendo realizados. A obra terá um prazo de conclusão de 24 a 30 meses. Mas a gente acredita que seja concluído antes até porque grande parte dos investimentos será na instrumentalização do aeroporto”, explicou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Hélter Dantas.
O aeroporto é o único da região norte do Tocantins que recebe voos comerciais, mas o número de passageiros vem diminuindo a cada ano. Em 2015, três companhias aéreas realizavam viagens, sendo que o local chegou a receber mais de 88 mil passageiros.
No ano passado, esse número caiu 70% e nos primeiros nove meses de 2017 apenas 25 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto.
Um dos motivos para essa queda é que atualmente existe apenas uma companhia aérea em operação, que faz um voo por dia destino a São Paulo com escalas em Palmas, Goiânia e Ribeirão Preto. As condições de segurança do aeroporto não permitem que aeronaves de médio e grande porte façam operações.
No mês passado, chegou a faltar luz no aeroporto porque a conta de energia não tinha sido paga.
G1 Tocantins