A queda de um helicóptero com dois ocupantes na zona rural de Porto Nacional, na região central do estado, será investigada pelo 6º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI).
As duas vítimas foram socorridas com vida, mas mecânico da aeronave Paulo Roberto Maria morreu no hospital na madrugada deste sábado (26).
O piloto da aeronave, Jairo de Oliveira Pereira, foi transferido para um hospital particular em Palmas ainda na noite de sexta-feira (25). A informação é de que o estado de saúde dele é estável.
A Força Aérea Brasileira informou que os investigadores do SERIPA VI, localizado em Brasília (DF) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-MEK, nesta sexta-feira (25).
O órgão é vinculado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
Durante a ação inicial são utilizadas técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de indícios, verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
“O objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, informou a FAB em nota.
O acidente
O acidente aconteceu por volta das 15h desta sexta-feira (25) na região do assentamento Flor da Terra, entre Porto Nacional e Silvanópolis.
Após a queda, equipes dos Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar (PM) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foram deslocadas para atender a ocorrência.
O relatório dos bombeiros aponta que o helicóptero é um Eurocopter as365 n2 Dauphin. Esse modelo de aeronave geralmente é usado em emergências ambientais.
Horas antes do acidente moradores de São Salvador do Tocantins tinham feito vídeos da aeronave levantando voo. Registros também tinham sido feitos no dia anterior.
Eles filmaram diversos pousos e decolagens e segundo relatos, teria acontecido até o destelhamento de casas nessas manobras.
g1 Tocantins.