Gabriel Rodrigues Lopes de Oliveira, de 14 anos, morreu na tarde desta terça-feira (10) após se afogar durante uma pescaria com a família no rio Tocantins. Ele, um tio e um primo estavam em um barco na região entre Guaraí e Itapiratins, no centro-norte do estado. Segundo a Polícia Civil, a família informou que ele ficou preso em um buraco no rio.
Gabriel teria entrado na água para verificar se havia peixes em uma rede de pesca que o grupo usava. O tio teria tentado impedir o jovem de ir até o local, mas o menino insistiu e foi nadando. Ele começou a gritar que estava preso quando estava no meio do caminho.
O tio e o primo pularam no rio para tentar ajudar, mas nenhum deles conseguiu desprender o rapaz do buraco. O corpo só foi retirado cerca de 40 minutos depois, por um amigo da família. Ele foi levado para o Instituto Médico Legal de Guaraí.
A morte do adolescente é a 22ª por afogamento no ano. Os dados são do Corpo de Bombeiros e revelam ainda que houve um crescimento de 110% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 10 pessoas morreram afogadas.
A situação preocupa porque a temporada de praias, quando milhares de banhistas lotam as margens dos rios em todo o estado, está apenas começando.
G1 Tocantins.