Últimas Notícias

Aconteceu em Palmeirópolis 1° Fórum das Águas

O Fórum foi para incentivar o uso racional, conservação, proteção, planejamento e gestão deste recurso, que vem se tornando escasso em todos os setores da sociedade.

Os alunos do colégio estadual professora Oneides Rosa de Moura, em parceria com o professor Rogério Bandeira, elaboraram um Projeto sobre Fórum das Águas, na qual foi discutido os benefícios e também o desperdício excessivo dela.

O evento aconteceu nesta segunda-feira 19, no auditório do colégio Oneides Rosa de Moura.

O Fórum tratou também do reflorestamento do Rio Cocalinho no município de Palmeirópolis e de outros lugares que estão sendo desmatados.

Os alunos Sahany Carvalho, Maria Eduarda, Adolfo Neto, Milena Kauany e Priscila esclareceram o tema abordado. Cada pessoa que compôs a mesa, falou brevemente sobre o Projeto da água.

O reflorestamento não está começando só aqui em Palmeirópolis, mas já existe em São Salvador do Tocantins desde março, em parceria com a Engie Energia.

Na cidade de Trombas Goiás o Projeto também já existe há algum tempo.

A intenção do assunto discutido em Palmeirópolis foi conscientizar e fazer com que as pessoas preservem o Meio Ambiente, pois a escassez de água devido ao desmatamento tem diminuído cada vez mais.

Os palestrantes lembraram da importância da conscientização de preservar o meio ambiente. “Em Palmeirópolis o desmatamento é trágico, os próprios proprietários das terras não têm discernimento e acabam desmatando e prejudica quem está preservando”, disse Adriano.

Segundo informações, os tratores em fazendas aumentaram significativamente o que pode deixar de ser um progresso e passa a ser um colaborador para atual situação, pois acaba desmatando ainda mais.

Ao término do evento os alunos do 3º ano do colégio Oneides, expôs suas dúvidas e fizeram perguntas, assim os engenheiros esclareceram cada uma delas.

 

Estiveram presentes no evento o prefeito de Trombas Goiás, Agostinho da Nóbrega Rodrigues, a secretária de Meio Ambiente de São Salvador do Tocantins Cássia Moreira dos Santos, e de Trombas, Itamar Divino Borges, os vereadores de Palmeirópolis Nilson Rodrigues, Raimundo Nonato e Professor José Daniel Rosa.

Contou também com a presença da diretora do colégio Oneides, Rosimeire Maria Marques, da secretaria de Meio Ambiente de Palmeirópolis Jéssica Cangussú, do Engenheiro Agrônomo Josimar Furlan, Adriano Diniz, Engenheiro e professor do Pronatec de Trombas Acácio Coelho Eugênio e a Engenheiro Ambiental de Trombas, Marília P. Oliveira.

Com informações e fotos da colaboradora Loyanne da Silva Portilho.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.