Últimas Notícias

Ações de fomento e incentivo à piscicultura de forma sustentável são temas de painel na Agrotins 2021

Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável na Piscicultura foi citada no painel, que contou com a participação da secretária Miyuki Hyashida.

O potencial do Tocantins para a piscicultura e o desenvolvimento da prática de forma sustentável no estado foram debatidos no painel “Tocantins Competitivo e Sustentável na Piscicultura e Ações de Fomento e Políticas para a atividade” nesta sexta-feira, 18, na programação da Agrotins 2021 100% Digital. O assunto reuniu os secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, da Fazenda, Sandro Armando, da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, além dos presidentes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, e da Agência de Fomento, Denise Rocha.

A secretária Miyuki Hyashida falou sobre a Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, parte do tema do painel, um projeto de desenvolvimento capitaneado pela Semarh que guiará o Tocantins até o ano de 2040, vinte anos de horizonte temporal. “Ela foi pactuada na COP 25, em Madri, e nós temos 20 anos para trabalhar estratégias de baixas emissões de carbono, produzindo de forma sustentável, dentro dos quatro eixos social, econômico, ambiental e infraestrutura”, destacou.

O objetivo é que a Estratégia seja pactuada com diversos setores através de diálogos setoriais e multisetoriais, tendo como resultado um arcabouço de iniciativas com metas, responsabilidades e resultados compartilhados, atendendo assim, os múltiplos interesses sociais e lançando o Tocantins a um novo patamar de desenvolvimento sustentável e competitividade nacional e internacional.

No Eixo Econômico, considerando a vocação agro do Tocantins, a meta é fomentar a aplicação de técnicas e conhecimento tecnológico para que cadeias como a de produção de grãos, de carne, de peixes e de florestas plantadas reduzam as suas emissões e garantam a sustentabilidade ao longo das próximas gerações.

“O produtor hoje tem uma consciência muito grande, todos sabemos os prejuízos provocados pelas queimadas, por exemplo. E isso tem evoluído, o produtor hoje é consciente e está pronto pros desafios do futuro”, disse o secretário Jaime Café.

Piscicultura

A titular da Semarh destacou o trabalho que já vem sendo realizado, em parceria com várias secretarias e autarquias do Estado, para promoção da criação de peixes em tanques rede no Tocantins. “Já começamos um trabalho conjunto em Lajeado, Filadélfia, Peixe e São Salvador, onde os ribeirinhos já estão se organizando, trabalhando na infraestrutura de produção e na mobilização”, afirmou.

A ação citada pela secretária é o apoio à criação de tilápias em tanques rede nos municípios localizados do entorno do lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. A Semarh vai contribuir com o projeto realizando o monitoramento dos Parques Aquícolas, gerando um banco de dados sobre a qualidade da água. Além da Semarh, a ação transversal entre secretarias e autarquias estaduais inclui Seagro, Ruraltins, Naturatins e parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura; iniciativa privada, prefeituras e associações de piscicultores.

Sobre o fortalecimento da piscicultura no Tocantins, o secretário Jaime Café destacou que o Tocantins tem potencial para ser o maior produtor de peixes do Brasil de forma sustentável. “O governador Mauro Carlesse tem consciência de que para se ter peixe tem que ter água de qualidade, a sustentabilidade é uma premissa desse governo. Então o ambiente é o melhor possível, existe uma vontade de governo em todos os sentidos”, ressaltou.

Secretária do meio ambiente.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.