O projeto Praticar é Divertido, trabalha na saúde de pessoas que gostam de se cuidar e curte esporte ao ar livre.
Palmeirópolis é considerada uma cidade de pessoas com as menores taxas de obesidade, excesso de peso e hipertensão. A população tem procurado se cuidar diariamente praticando esporte e tendo uma alimentação saudável.
Pensando em promover ainda mais a saúde e também na busca por estilos de vida e hábitos mais saudáveis, a Equipe de Saúde da Família (ESF) em Palmeirópolis, juntamente com a Profissional de Educação Física Aracelly Correia da Costa, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), tem desenvolvido Práticas Corporais ao ar livre para toda a população em geral do município, tanto homens como mulheres totalmente de graça.Este trabalho de atividade física é definido como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas. Além de atividades mentais e sociais, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
O aumento da obesidade se relaciona em parte, à falta da prática de atividades físicas. O sedentarismo está ligado ao estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames.
Ampliar as práticas de atividade física na comunidade é de suma importância para melhorar a saúde. O projeto define realizar práticas corporais como: Alongamentos, Ginástica Aeróbica, Ritmos, Treinamento Funcional, entre outros.
Lembrando que este projeto da prática regular de exercícios físicos traz benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista musculoesquelético, auxilia na melhora da força e dos tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados.
Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. Há uma melhora significativa da sua qualidade de vida.Com relação à saúde física, pode ser observada a perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL – colesterol. Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Tudo isso está dentro do projeto desenvolvido pela equipe de PalmeirópolisA atividade física ao ar livre está sendo desenvolvida no Parque Poli Esportivo de Palmeirópolis-To, a serem realizadas semanalmente, (duas vezes por semana), terça e quinta-feira, a partir das 18horas, onde serão feitas as avaliações físicas pela Profissional de Educação Física Aracelly, aferição da Pressão Arterial (PA) com uma enfermeira Padrão. Sempre com sorteios de brindes, como aconteceu ontem e vários outros prêmios no final do ano para aqueles(a) que perder peso, ter o menor número de faltas, dentre outros.
Com uma equipe de profissionais competente, sendo:
NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Órgão Gestor: Secretária Municipal de Saúde
Secretária de Saúde: Nélio Oliveira Silva
Coordenadora do NASF: Mara Layane Alves Benvindo
Prefeito: Fabio Vaz
Equipe do NASF: Aracelly Correia da Costa, Daviane Vieira
Lôpo, Bruna Gomes e Juliana Correia de Souza.
Elaboração do Projeto: Aracelly Correia da Costa
Da redação