Últimas Notícias

A Prefeitura de Palmeirópolis encaminhou cerca de 24 toneladas de pneus inservíveis para a reciclagem

O material foi enviado para Reciclanip, recicladora de iniciativa privada, formada pelas fabricantes de pneus.  

Entre esses resíduos, devido a significativa quantidade existente, destaca-se os pneus inservíveis, tornando um sério problema ambiental.

Desse modo, considerando a necessidade de reduzir o passivo ambiental representando pelo estoque de pneus descartados em nosso município, a Prefeitura de Palmeirópolis por meio do convênio firmado com a Reciclanip, no dia 03 de dezembro enviou cerca de 24 toneladas de pneumáticos inservíveis para serem reaproveitados.

Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos que coleta e destinam, de uma forma ambientalmente adequada, os pneus que não podem mais ser usados para rodagem. Hoje é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa.

Essa logística reversa funciona da seguinte forma:

1. Quando o pneu não tem mais condição de uso torna-se inservível, sendo levado para o ponto de coleta no município (localizado na avenida castelo branco, próximo a rotatória da antiga casetins);
2. A Reciclanip vem até a cidade e recolhe esses pneus e encaminha para a trituração;
3. O material do pneu é reaproveitado podendo ser utilizado de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou para combustível de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

Essa ação demonstra a responsabilidade com os pneumáticos, com as questões ambientais e com o estabelecimento de condições que permitam o desenvolvimento sustentável no município, valorizando, sobretudo, a preservação da natureza e a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Jéssica Cangussu.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.