Segundo os bombeiros, outras quatro fiscalizações com esse objetivo foram executadas em Palmas e Taquaruçu, Paranã, São Salvador Palmeirópolis.
Equipes dos órgãos que atuam no combate aos incêndios florestais no Tocantins vão fazer uma força-tarefa a partir de segunda-feira (26) para autuar propriedades rurais da região de Formoso do Araguaia, no sul do estado, que realizaram queimadas no período em que a prática é proibida.
Segundo os bombeiros, diversos órgão farão parte da ação, que será a penúltima prevista no plano de ações do Comitê Estadual do Fogo para este ano.
Outras quatro fiscalizações com esse objetivo foram executadas em Palmas e Taquaruçu, em Paranã, em Palmeirópolis e em São Salvador do Tocantins.
O tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, explicou que diversas ações de sensibilização da população para evitar os focos de incêndio nos meses críticos de estiagem, que são agosto e setembro, foram realizadas através de meios de comunicação.
“As queimadas são uma grande ameaça para todos, além de prejudicar seriamente o meio ambiente e até mesmo as propriedades rurais, pois onde elas passam, causam grandes prejuízos nas pastagens, lavouras, destrói currais, casas, e outros bens. Com essa força-tarefa, nosso foco maior é inibir o surgimento de novas queimadas”, disse Alves.
Com a participação integrantes de diversos órgãos, as equipes devem fazer um maior número de visitações às propriedades para aplicação dos autos de infração.
As equipes já foram estabelecidas e devem realizar as visitações a partir de segunda-feira (26), ficando na região por vários dias, segundo os bombeiros.
Ascom/corpo de bombeiros