Com a nova lei, as atividades escolares não podem mais ser suspensas.
O governador Mauro Carlesse (PSL) aproveitou a solenidade de inauguração de uma escola de tempo integral em Araguaína, nesta quarta-feira (19), para também sancionar uma lei estadual que declara as atividades escolares como essenciais e inclui os profissionais da educação no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19.
Antes da solenidade, professores expuseram faixas na frente da nova unidade escolar cobrando a vacinação dos educadores antes do retorno presencial das aulas. “Escola é lugar de aprender, não de contaminação. Vacinação já!”, dizia uma das faixas. “Sem vacinação, sem aulas presenciais”, acrescentava a outra.
A nova lei proíbe a suspensão ou interrupção das atividades escolares mesmo durante a pandemia, mas reconhece a possibilidade de limitar a presença física de estudantes, professores e demais funcionários.
De igual modo, a lei estabelece a vacinação prioritária dos profissionais da educação, tanto nas unidades da rede pública quanto na rede privada de ensino.
Conforme a lei, a vacinação será feita de forma escalonada, começando por aqueles que estejam exercendo atividades presencialmente nas escolas; depois pelos profissionais que fazem parte de grupos de risco; e, por último, por aqueles que estejam exercendo atividades remotamente.
Apesar da nova lei, o Governo do Tocantins está seguindo o Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), e o documento não prioriza a vacinação dos profissionais da educação.
AF Notícias.