A matéria isenta as escolas de suspensão ou interrupção durante a pandemia.
A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou nesta terça-feira (27) um projeto que estabelece as atividades escolares como essenciais, atendendo uma demanda dos gestores escolares, pais e alunos.
A matéria isenta as escolas de suspensão ou interrupção durante a pandemia, já incluída no atual estado de calamidade pública, mas reconhece a possibilidade de diferentes níveis de limite para a presença física de estudantes, professores e demais funcionários.
De igual modo, o projeto estabelece a vacinação prioritária dos profissionais da educação e dos que atuam no ambiente escolar, como ocorre aos profissionais da Saúde.
O projeto foi apresentado pelos deputados Olyntho Neto e Luana Ribeiro. Segundo eles, a aprovação é um passo para o retorno das aulas, que ainda depende da vacinação dos professores e demais funcionários.
Para o representante dos Gestores Escolares da Rede Privada de Palmas, Marcos Perilo, o projeto atende um anseio não somente da classe, mas de toda uma cadeia de profissionais envolvidos no processo educacional, além de pais e alunos. Segundo ele vários estabelecimentos fecharam as portas e demitiram seus colaboradores ao longo deste período pandêmico.
“Vimos empresas decretando falência, profissionais sem condições de saber se iriam receber seus salários, a evasão escolar aumentando a cada dia e hoje com a aprovação deste PL voltamos a sonhar e ter esperanças, graças a uma perspectiva do retorno”.
Marcos ainda ressaltou que o retorno será feito com toda segurança, seguindo um protocolo rígido com mais de 100 itens de segurança a serem respeitados.
AF Notícias