Conheça um pouco da história do único vereador que foi eleito por três vezes consecutiva em Palmeirópolis.
Biografia
Fábio Gonçalves vem de uma família de dez irmãos, sendo ele o caçula entre os homens e o penúltimo filho do casal.
Foi criado em um berço humilde de uma linhagem de lavradores. Um lar assentado nos valores éticos, morais e religiosos que o ensinou a amar ao próximo, agir com retidão e sabedoria, buscando entregar a cada um o que é seu por direito. Nesse lar aprendeu zelar, proteger e cuidar, desde cedo, do seu maior patrimônio (a família).
O jovem Fábio Gonçalves ou “Fabinho”, como é carinhosamente conhecido por amigos e familiares, tem 34 anos, é filho do casal Francisco Gonçalves (conhecido como Chico de Hermano) e Santana da Silva (conhecida como Santana Mutamba).
Fábio Gonçalves não teve nenhum privilégio na infância, morava em uma casa de abobe, de chão batido, sem água encanada e sanitários.
Além de estudar e brincar, como toda criança, ajudava seus pais e irmãos no trabalho na fábrica de farinha de onde tiravam o sustento da família.
As adversidades, contudo, nunca foram tidas como obstáculos, motivo de vergonha ou de sentimento de discriminação.
Muito pelo contrário, para ele, o convívio com a família e com os amigos, fazia da sua vida um “Paraíso”. Nadar no rio, jogar bola no terreiro de casa, estudar e ajudar a prover o sustento da família, eram motivos de plena felicidade
Para estudar, Fábio e a irmã caçula caminhavam todos os dias cerca de uns 3km através de pastagens, cerrados e riachos, até chegarem ao transporte rural. Depois percorriam de ônibus uma jornada fatigante de 38km, por uma estrada esburacada de terra batida, até a escola na cidade de Palmeirópolis.
Para Fábio, no entanto, tudo era oportunidade para observar, conhecer e participar das dificuldades vividas pelo seu povo, pela sua gente.
E foi através da observação, do enfrentamento das necessidades próprias da região, do entendimento crescente acerca do que deve e pode ser mudado, que o “menino Fábio” desenvolveu motivação para lutar em prol dos verdadeiros interesses da população de Palmeirópolis.
Sua jornada foi sempre motivada pela busca de melhores condições de progresso para sua terra e dignidade de vida para seu povo. Foi o único da família que não deixou os pais para estudar fora.
Buscou sempre trabalhar por um município mais próspero, com maior número de oportunidades e condições, para que os filhos não precisassem sair da sua terra natal, nem deixar a sua gente.
Na política, ele descobriu os meios e as condições apropriadas para efetuar as mudanças necessárias para a realização dos seus sonhos.
Fabio Gonçalves entrou para o universo da política aos 22 anos de idade, indicado pelo irmão mais velho Flávio Gonçalves.
No pleito de 2008 ficou na suplência. Posteriormente, foi o único da história do município a se eleger por três vezes consecutiva o cargo de vereador e pela segunda vez é eleito presidente da Câmara.
Menino simples e humilde, portador de uma alegria contagiante, que por onde passa repete os bons modos e costumes aprendidos com os pais, ‘que é procurar ser a mesma pessoa em qualquer lugar ou circunstância, que busca tratar, quem quer que seja, sem discriminação ou preconceito’.
Que trata, tanto crianças até os idosos com a mesma atenção e carinho. É esse menino, hoje político e comprometido com as causas do povo da região que hoje vai presidir a Câmara de Palmeirópolis.
Como forma de prestação de contas e agradecimentos aos eleitores que sempre apoiaram a luta deste incansável servidor em prol das melhorias necessária à vida digna de nosso povo, Fábio Gonçalves agradece.
Da redação/MN