Últimas Notícias

Messias Tavares, membro fundador da Academia Tocantinense de Letras, morre aos 97 anos

Ele sempre manteve uma forte ligação com Pedro Afonso (TO).

Morreu neste domingo, 1º de novembro, aos 97 anos, o advogado, jornalista, escritor e servidor público aposentado Manuel Messias Tavares após uma parada cardiorrespiratória. Messias estava internado no Hospital Samaritano há duas semanas para tratar de uma pneumonia.

Messias era membro fundador e titular da cadeira 16 da Academia Tocantinense de Letras, onde a biblioteca leva seu nome desde 2001.

Ele nasceu no dia 1° de dezembro de 1922, na fazenda Cachoeira, município de Santa Maria do Araguaia, atual Araguacema, antigo distrito de Pedro Afonso de Goiás, onde atualmente é a cidade de Rio dos Bois.

Fez os primeiros estudos na cidade de Pedro Afonso, então norte de Goiás. Mudou-se, no ano de 1945, para Goiânia, para continuar os seus estudos, mas no ano seguinte retornou ao antigo norte goiano, na cidade de Porto Nacional, onde exerceu o cargo de chefe de disciplina do Ginásio Estadual, a convite de Dom Alano Du Noday e de Salvador Pena Mascarenhas. Formou-se em direito em 1956 na Universidade Federal de Goiás.

Ele sempre manteve uma forte ligação com Pedro Afonso (TO), onde fundou, em 2016, o Instituo Cultural Manuel Messias Tavares, instituição aberta à comunidade com um acervo de mais de 15 mil títulos. Entre outros livros, publicou A Viagem do Tempo, Vozes do Tempo e Resistência Democrática.

O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, decretou luto oficial de três dias no município.

Messias deixa esposa, cinco filhos e dez netos.

NOTA DE PESAR

“Advogado, jornalista, escritor e servidor público aposentado, Manuel Messias Tavares faleceu neste domingo, 01 de novembro,  vítima de uma parada cardiorrespiratória.  Presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano reconhece a enorme contribuição social deixada pelo intelectual à comunidade pedroafonsina.

O singelo pesar reconhece o legado deixado pelo escritor, referência em cultura para a comunidade de Pedro Afonso, ao deixar entre seus legados materiais e imateriais, o Instituto Cultural Manuel Messias Tavares, inaugurado em 2016 e aberto à comunidade.

O prefeito Jairo Soares Mariano decretou luto oficial de três dias em Pedro Afonso.

Messias foi vereador em Goiânia pelo PSB em 1955-1959 e MDB em 1967-1970, sendo eleito para presidir a Câmara Municipal em 1967.  Que Deus possa confortar amigos e familiares. 

Jairo Mariano | Presidente”

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.