Últimas Notícias

Prefeitura de Palmeirópolis alerta sobre riscos das queimadas

Campanha de Prevenção e combate às queimadas

Tempo seco e imprudência são riscos para aumento da incidência de queimadas

Durante o período de outono e inverno, devido ao ar seco e à falta de chuva, torna as queimadas mais propensas, trazendo uma série de problemas ambientais além de danos à saúde da população.

A Prefeitura de Palmeirópolis, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento, em parceria com a Vigilância Sanitária, realiza anualmente no período entre 30 de junho à 30 de outubro, a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas.

Objetivo é realizar educação ambiental junto à população e reduzir o foco de calor da região e o número de ocorrências em nosso município.

Desse modo, sensibilizar a população a não utilizar a queima para renovar pastos durante esse momento de seca, bem como não atear fogo em lixo doméstico ou folhas secas em seus quintais é de fundamental importância, visto que a fuligem e a fumaça são tóxicas e podem provocar doenças respiratórias ou aumentar os casos de alergias respiratórias, asma e bronquite.

Meio Ambiente alerta: queima de lixo doméstico é crime ambiental

Cabe ressaltar que a queima de qualquer material combustível fragiliza a atmosfera devido a produção do gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas do planeta.

Ademais, com e o problema mundial de saúde pública devido ao novo coronavírus, esse período ainda é mais crítico, considerando que o problema das queimadas ainda pode potencializar os efeitos do Covid-19, não apenas pelo aumento da procura de hospitais e postos de saúde, mas também por agravar o estado de saúde de pessoas do grupo de risco da doença ou de pessoas que estejam contaminadas pelo coronavírus.

Felizmente em nossa cidade até agora só tivemos um caso positivo de COVID-19, mas em tempos de pandemia todos cuidados tomados são imprescindíveis para evitar aglomerações, e a disseminação desse vírus.

Considerando a atual situação de distanciamento social, devido a disseminação mundial do novo coronavírus, não podemos realizar atividades de Educação Ambiental em contato direto com o público, seja em escolas, feiras, e demais espaços.

A estratégia educativa da edição 2020 é disponibilizar materiais de forma on-line, em redes sociais, spots de rádio, site de jornalismo, entre outros.

Acompanhe nossa campanha nos veículos de comunicação e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Em caso de denúncias, ligue (63) 98454-6600, e fale com o diretor da Vigilância sanitária.

Combata a queima ilegal e proteja a vida!!!
Informações: Ascom Meio Ambiente de Palmeirópolis/Jéssica Cangussú

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.