Levantamento compara dados coletados no mês de abril desse ano e do ano passado e aponta redução de quase 5%. Moradores falam sobre como mantêm contas em dia.
Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) revelou que houve uma redução no número de inadimplentes no comércio do Tocantins.
O levantamento compara os dados coletados em abril desse ano com os do ano passado. A redução é de quase 5%.
“A redução da inadimplência é muito importante para o estado, tendo em vista que esse dinheiro volta para os caixas da empresa, volta para as contas da empresa e ela pode pagar dívida, pagar impostos e funcionários”, argumenta o presidente da CDL de Palmas, Silvan Portilho.
Para muitos consumidores, manter as contas em dia é questão de organização e educação financeira. A advogada Pamella Cristina Barbosa sempre economizou, desde criança. Aprendeu com os pais como se organizar financeiramente.
“Dava as notas de R$ 2, a gente ia no mercado, trocava, e depois voltava com as moedas e a minha mãe fazia a gente colocar dentro do cofre. Explicava que aquilo ali era para as férias, era para um objetivo futuro e que nunca poderia gastar tudo quanto a gente recebe por que e se surgir uma emergência?”, argumentou.
O estudante Lucas Aires também representa a parcela da população que quer se ver longe das dívidas. “Eu costumo não gastar mais do que eu espero ganhar. Eu costumo pagar a dívida, mas quando eu recorro ao cartão de crédito é estabelecendo um limite de até onde eu posso ir”.