O objetivo do projeto foi ‘buscar’ mulheres em casa e envolve-las em curso para que consigam sair da depressão.
Aconteceu na tarde desta terça-feira 28, na Unidade de Básica de Saúde Dr. Mário José Romão do setor Alto Da Boa Vista, uma reunião de encerramento do curso de pinturas oferecido as mulheres com depressão.
Cansaço, tristeza, falta de ar e vontade de ficar somente em casa. A princípio, esses parecem ser apenas sinais de que um determinado dia não foi bom. Porém, quando eles se tornam frequentes, é preciso ficar de olho.
De acordo com a idealizadora, Romilda Machado Ramos de Oliveira, o projeto ‘Buscar’ é uma realização de um sonho, como técnica de enfermagem foi percebendo ao ver mulheres que não saiam de casa.
“Fui notando o sofrimento dessas mulheres, então buscamos (elas) para dentro do posto de saúde para que interagissem com trocas de experiências. Lançamos o curso de pinturas em tecidos dentre outros artesanatos, e a renda foi revestida a elas com material para continuar o trabalho em casa, ocupando-as, e assim possam vencer a depressão”, explicou.
Segundo Romilda, ainda existe muitas mulheres em Palmeirópolis necessitando de ajuda, e o projeto ‘Buscar’, tem o objetivo de resgata-las e envolve-las na sociedade.
As participantes puderam relatar que encontrou no projeto o estímulo que estava faltando para conseguir sair de casa e vencer o mal que assola a humanidade.
Partindo do princípio de que a depressão e a ansiedade são problemas mais comuns entre as mulheres, estes são maiores no caso daquelas mulheres que não possuem um trabalho remunerado. Aquelas donas de casa, que fazem a mesma coisa todos os dias, sem tempo para cuidar de si mesma.
Muitas não têm a compreensão dos maridos e ficam sem e esperanças para viver. Foi pensando nisso que a técnica de enfermagem Romilda Ramos desenvolveu o projeto “Buscar’, em parceria com a Secretaria de Saúde de Palmeirópolis.
A enfermeira Rosana Oliveira Sacramento apesar de ser recente na gestão da UBS e ter pego o projeto em andamento, abraçou a causa da Romilda Ramos, porque viu o tamanho da ajuda que aquelas mulheres estavam recebendo e se colocou a disposição de todas elas.
Além da equipe da UBS Dr. Mário José Romão, estiveram presentes na reunião a primeira dama Ana Paula Vaz, a secretaria de saúde Eliete Moura Fagundes, coordenadora da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Mara Layanne Alves Benvindo, a Psicologa Bruna Gomes.
O pastor José Francisco da igreja Presbiteriana deu uma palavra sobre gratidão e no final foi servido um delicioso lanche.
Da redação