Se passando por titulares das linhas, eles solicitam depósitos de R$ 3 mil. Delegada de crimes cibernéticos disse que recebe uma reclamação sobre caso a cada dois dias.
Uma conversa em um aplicativo de mensagens por pouco não fez um contador cair em um golpe, em Goiânia.
Após ter o número do celular clonado, alguns de dos contatos de Marcus Vinícius Lopes receberam um pedido de empréstimo de R$ 3 mil via depósito. Por sorte, ele conseguiu avisar seus conhecidos antes de que alguém repassasse o dinheiro.
Funcionária de Marcus, a administradora Bruna Chaul foi uma das que receberam a mensagem e ficou intrigada com o teor do texto.
“Ele estava me solicitando R$ 3 mil, via depósito, por celular”, conta. No diálogo, o chefe disse que devolveria o dinheiro até as 17h daquele dia.
O contador disse que ela não foi a única a receber a mensagem. Foram muitas ligações ao longo do dia para tentar explicar o que havia ocorrido.
“Pessoal começou a me ligar, os clientes. Marcus, você quer R$ 3 mil para quê, Marcus você quer R$ 3 mil? Sua conta não está no seu nome, é para depositar? Foi onde eu comecei a ligar pra cada um e foi aquela confusão danada”, conta.
A delegada Sabrina Lelis, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), disse que denúncias sobre esse tipo de golpes são feitas na polícia a cada dois dias.
Ela explicou ainda que os próprios aplicativos contêm mecanismos de segurança que podem ajudar a evitar esse tipo de situação. No WhatsApp, clique nas três bolinhas no canto superior direito e siga o seguinte caminho: configurações > contas >verificação em duas etapas > ativar.
“Se alguém habilitar o seu número em outro aparelho, ele não vai conseguir acionar o seu usuário, seja usuários de conversas ou usuário da rede social, porque vai exigir aquele código que só você tem”, destaca.
Foto: TV Anhanguera/Reprodução