Medida foi determinada após o desastre na barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). Trabalho deve começar em 18 estados e no DF na próxima semana.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que vai inspecionar barragens de usinas hidrelétricas em todo o país a partir da próxima semana.
No Tocantins, as equipes vão visitar as unidades da UHE Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado e da UHE Peixe-Angical, em Peixe.
Também irá passar por fiscalização a UHE Estreito, que fica na divisa entre o Tocantins e o Maranhão.
As três entraram na categoria de “dano potencial alto”, o que quer dizer que a área afetada por elas é densamente povoada ou de grande importância ambiental, por exemplo.
A categoria não diz respeito a estrutura da usina. A avaliação mais recente da Aneel indica que as três têm baixo risco de rompimento.
Usina AHE Peixe Angical também vai passar por inspeção — Foto: Divulgação/Enerpeixe S.A.
Em todo o país, a força-tarefa da agência vai fiscalizar 142 usinas, metade delas será visitada por técnicos da própria Aneel e a outra metade por agências estaduais conveniadas.
O trabalho deve terminar até o mês de maio, mas não foi divulgada ainda a data em que cada uma será visitada.
A medida foi determinada após o desastre na barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). Na atualização mais recente sobre as buscas, as equipes confirmam 150 mortos, 134 deles identificados e 182 desaparecidos na cidade.