Rodovia é uma das principais vias para quem sai da capital pela região leste e um dos acessos ao Jalapão.
Motorista que pegam a TO-020 entre Palmas e Aparecida do Rio Negro estão sofrendo com a falta de manutenção da rodovia, tomada por buracos.
Via é uma das principais rotas para quem sai da capital pela região leste e um dos acessos ao Jalapão.
“A gente paga imposto para cuidar disso daqui, para ter uma estrada boa, mas a gente não tem”, reclama o chacareiro Edimar Parente.
Os motoristas que trafegam pelo local de caminhão dizem que o prejuízo é certo. “Quando não arrebenta uma roda, quebra o feixo de mola. Está difícil”, reclama o caminhoneiro José Geraldo.
“É entrando na contramão, correndo o risco de bater em alguém. Mas é assim mesmo, tem que dá um jeito de não estragar muito o veículo”, diz o caminhoneiro Sanilto Oliveira.
Todos os anos os buracos são tapados, mas é só começar a chover que reaparecem. “Esse trecho está fechando. Tem lugar que a gente não tem mais condição de passar. Já chegamos a pensar em fazer um trecho na terra, que é melhor que o asfalto, que está acabando com os nossos carros”, diz o chacareiro Marcelo Alves.
“Vieram há umas duas semanas e fecharam só um pedaço. Depois passaram uns 15 dias sem vir. Agora estão fazendo só um pedacinho. Muito buraco, carro baixo, chovendo, só Deus na causa mesmo”, desabafa o representante comercial, Leandro Alves.
Em junho de 2016, o Governo Federal mandou um documento para o Governo do Estado perguntando se havia interesse em federalizar a rodovia.
A resposta foi sim, mas só chegou no início de fevereiro desse ano, quase dois anos depois porque tinha que passar pela Assembleia Legislativa.
O processo de federalização deve durar ainda cerca de quatro meses.
“A manutenção do segmento da TO-020 atualmente é responsabilidade do governo estadual”, afirma o superintendente regional do Dnit, Eduardo Suassuna.
O Governo do Estado foi procurado, mas até a publicação dessa reportagem não houve resposta.
G1 Tocantins