Só nos 11 primeiros dias de setembro foram 2,4 mil incêndios em todo o Tocantins. Vídeo mostra foco na margem da BR-010.
Tocantins já registrou mais de 10 mil focos de queimadas desde o começo do ano. Só nos 11 primeiros dias de setembro foram 2,4 mil incêndios em todo o estado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A população sofre com efeitos do fogo e principalmente com a fumaça tanto nas cidades como na zona rural. Nem mesmo os parques ambientais ficaram a salvo das chamas em 2017.
Neste domingo (10), motoristas que transitavam pela BR-010, entre Silvanópolis e Natividade, registraram um deses focos. No vídeo, feito pela educadora Clemair Pimentel, é possível ver que o fogo estava na margem da rodovia e chegava a ultrapassar o acostamento. “Eu já vi focos maiores, mas este estava muito próximo da rodovia”, contou ela.
No Parque Nacional do Araguaia, leste do estado, alguns focos já duram 20 dias e a principal dificuldade das equipes é acessar áreas de mata fechada para fazer o combate. Em Miranorte, na região central, o leito do rio que abastece a cidade secou e virou uma estrada. Em Pedro Afonso, também na região central, mais de 30 cabeças de gado morreram após um incêndio de grandes proporções.
A umidade relativa do ar está baixa em todo o estado, com índices entre 30% e 20%. A situação é preocupante, já que o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%. A recomendação é para que os moradores evitem exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, além de aglomerações em ambientes fechados. Para reduzir os efeitos provocados pelo “tempo seco” é aconselhável uso de soro fisiológico para olhos e narinas.
G1/TO