Últimas Notícias

34 mil pessoas não voltaram para tomar 2ª dose e Saúde alerta sobre variante Delta

Vacinas com mais atrasos são as da CoronaVac e AstraZeneca.

Levantamento mensal da aplicação das vacinas contra a covid-19 no Tocantins aponta que 12 mil pessoas estavam com a segunda dose (D2) em atraso no mês de julho. Já em agosto, este número subiu para 34.408 pessoas com esquema vacinal atrasado.

O levantamento é feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e leva em conta todos os imunizantes utilizados no Estado.

No total, foram identificadas – nos 139 municípios – 16.740 pessoas com atraso na aplicação da CoronaVac, 15.522 doses da AstraZeneca e 2.146 doses da Pfizer.

Este dado é preocupante, pois temos uma população ainda suscetível à doença, visto o não fechamento do esquema vacinal e a garantia da eficácia das vacinas”, disse a gerente de Imunização da SES, Diandra Sena.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, faz um alerta: “A preocupação do Governo do Estado é com a variante Delta, já identificada em Palmas, com grande capacidade de contágio e disseminação. Vivemos um período de queda em todos os índices da doença no Estado. Se esta variante disseminar, poderemos ter outro pico pandêmico. A vacinação é o único mecanismo eficaz para o controle da doença”, disse.

O secretário também reforçou que as gestões municipais de saúde devem incentivar a população a fechar os esquemas vacinais. “As equipes de Saúde devem conhecer suas populações e fazer buscas ativas para identificar as pessoas com as doses em atraso. O Ministério da Saúde está ampliando a regularidade de entrega dos imunizantes, há vacinas para aplicação das doses”, frisou.

AF Notícias.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.