Vacinas com mais atrasos são as da CoronaVac e AstraZeneca.
Levantamento mensal da aplicação das vacinas contra a covid-19 no Tocantins aponta que 12 mil pessoas estavam com a segunda dose (D2) em atraso no mês de julho. Já em agosto, este número subiu para 34.408 pessoas com esquema vacinal atrasado.
O levantamento é feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e leva em conta todos os imunizantes utilizados no Estado.
No total, foram identificadas – nos 139 municípios – 16.740 pessoas com atraso na aplicação da CoronaVac, 15.522 doses da AstraZeneca e 2.146 doses da Pfizer.
“Este dado é preocupante, pois temos uma população ainda suscetível à doença, visto o não fechamento do esquema vacinal e a garantia da eficácia das vacinas”, disse a gerente de Imunização da SES, Diandra Sena.
O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, faz um alerta: “A preocupação do Governo do Estado é com a variante Delta, já identificada em Palmas, com grande capacidade de contágio e disseminação. Vivemos um período de queda em todos os índices da doença no Estado. Se esta variante disseminar, poderemos ter outro pico pandêmico. A vacinação é o único mecanismo eficaz para o controle da doença”, disse.
O secretário também reforçou que as gestões municipais de saúde devem incentivar a população a fechar os esquemas vacinais. “As equipes de Saúde devem conhecer suas populações e fazer buscas ativas para identificar as pessoas com as doses em atraso. O Ministério da Saúde está ampliando a regularidade de entrega dos imunizantes, há vacinas para aplicação das doses”, frisou.
AF Notícias.