Últimas Notícias

Vigilância Sanitária fiscaliza venda de leite in natura em feiras e comércios de Gurupi

Venda do leite sem processo de pasteurização é proibida por lei federal há 40 anos. Medida do município não agradou comerciantes e consumidores da cidade.

A Vigilância Sanitária de Gurupi, na região sul do estado, está notificando os produtores rurais que vendem leite in natura nas feiras da cidade. Estabelecimentos também estão sendo orientados a oferecer apenas o produto pasteurizado. A exigência tem deixado comerciantes e consumidores preocupados. 

A venda de leite in natura, o leite cru, é proibida por lei federal há cerca de 40 anos. Mas só agora a Prefeitura de Gurupi, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, começou a cobrar o cumprimento da lei pelos vendedores locais.

O feirante Abílio Ferreira, por exemplo, vende cerca de 140 litros de leite. O produto é oferecido em garrafas pets e o dinheiro tem ajudado pagar as contas há sete anos. Recentemente ele foi notificado e teme perder essa fonte de renda.

“A fonte de renda principal que eu tenho de custeio, de pagamento de arrendamento é retirada da venda do leite. Hoje é o meio de sobrevivência de quem está no meio rural”, afirma.

A feirante Raimunda Pinheiro conta que também depende da venda do leite. “A gente vai viver de quê? É um absurdo fazer esse tipo de coisa porque nós vivemos daqui”.

A medida também não agradou os consumidores de Gurupi. “Eu acho errado. Deus me livre, porque os outros são mais caros e tem conservante, tem veneno. Acho erradíssimo”, afirmou a vendedora Olinda de Pádua.

A professora aposentada Liene Alves Santos não abre mão do leite fresco. “Eu tenho confiança nos produtos de laticínio que são vendidos aqui na feira. Nunca senti mal. Inclusive eu levo daqui para a minha família em Brasília.”

Não são apenas as feiras livres em Gurupi que estão sendo inspecionadas. Restaurantes, panificadoras, lanchonetes e outros estabelecimentos também estão sendo notificados e orientados a suspender a venda do leite in natura.

A orientação é para vender somente o leite pasteurizado e quem compra é alertado sobre os riscos à saúde em tomar o leite não processado.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi afirmou que existe legislação federal que proíbe a comercialização de leite in natura e que a Vigilância Sanitária de Gurupi sempre fiscaliza e orienta os comerciantes para que não procedam a comercialização do leite e seus derivados que não passam pelo processo de pasteurização.

A secretaria informou ainda que a existe uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) para que as inspeções sejam realizadas.

Ainda de acordo com a secretaria, nesse primeiro momento os comerciantes dos produtos in natura estão apenas sendo notificados e orientados a suspender as vendas.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.