O consumo excessivo de alimentos calóricos, a ausência de fibras, o abuso de doces, carboidratos e ingestão exagerada de álcool são fatores capazes de inverter as expectativas de uma refeição saudável.

Nesta época do ano muitos alimentos calóricos fazem parte das ceias de Reveillon, além de bebidas alcoólicas, doces e guloseimas. Porém, com a proximidade das comemorações vem à tona a preocupação de como se alimentar corretamente, sem abusos e prejuízos à saúde do corpo e do coração. Para prevenir os excessos é necessário seguir algumas receitas simples de alimentação e de comportamento, que podem fazer toda a diferença, tornando as comemorações saudáveis ao coração.

Para não fugir do banquete usual é importante ser criativo e cuidadoso na escolha e no preparo das ceias – para torná-las saudáveis e menos calóricas -, além de manter o sabor característico. No prato principal é importante usar carnes magras como o peru, chester, frango e o lombo acompanhado de cereais integrais (arroz com sete grãos) tendo assim grande valor nutritivo e pouco calórico.

Segundo a Gerente de Gastronomia do HCor (Hospital do Coração), Juliana Guedes Simões, uma ceia saudável deve seguir algumas regras para que não se torne prejudicial à saúde. “O consumo excessivo de carne de porco, ausência de fibras, abuso de doces, carboidratos e ingestão exagerada de álcool são fatores capazes de inverter as expectativas de uma refeição saudável”, esclarece Juliana Simões.

Para quem está procurando um cardápio que foge ao habitual para celebrar as festas com os amigos e familiares, a Gerente de Nutrição do HCor, Rosana Perim Costa, elenca algumas dicas. “É importante substituir ingredientes ou preparações mais calóricas por alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais que vão auxiliar na digestão e no controle do diabetes, hipertensão e colesterol”, esclarece Rosana Perim.

Dicas do HCor (Hospital do Coração) para ceias de Reveillon:

Antes da ceia faça pequenas e leves refeições durante o dia, beba bastante líquido e evite ficar “beliscando” os alimentos enquanto os prepara. Na hora, preencha o prato com um tipo de carne magra (assada ou grelhada e de preferência sem pele), metade com saladas e o restante com acompanhamentos saudáveis (arroz com amêndoas, farofa com frutas, etc). Como sobremesa prefira os doces com frutas, sorvetes e frutas natalinas.

Evite alimentos com alto teor de gorduras: frituras, salgadinhos, embutidos, maionese, queijos gordurosos (gorgonzola, provolone, catupiry, cheddar), carnes gordurosas (pernil, bacon, salame), massas com cremes, creme de leite, molho branco 

e doces com chantilly e cremes.

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